Páginas

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Filhos

     Talvez eu nem devesse comentar sobre filhos, sobre sua criação e educação, já que ainda não sou pai, diga-se de passagem que estou louco para ser, pois adoro crianças, mas sou um grande observador e vou comentar aqui o que tenho visto por aí.
     Tenho visto filhos muito bem educados e outros não, que respondem mal às pessoas, inclusive familiares e os próprios pais. Mas tenho observado que os filhos são um "reflexo" dos pais. Se você vir uma criança mal educada, observe os pais dela e a forma como a criam. Normalmente são famílias não muito bem estruturas e/ou pessoas mal preparadas emocionalmente. Criar um filho é uma grande responsabilidade e deve ser bem preparado, para evitar problemas futuros para os pais e para o(a) prórpio(a) filho(a).
     Vejo filhos mimados ao extremo, sem receber limites, sem ouvir um "não" quando necessário e que se tornam pessoas insuportáveis e/ou frustados na vida. Outros são deixados de lado, "abandonados", às vezes até mal tratados. Alguns passam de um extremo ao outro em minutos, já vi alguns pais que mimam demais seus filhos em alguns momentos e de repente começam a gritar com eles, sem muita explicação. Isso confunde a mente em formação dos filhos, não sabem quais os limites que têm, e aprendem a ser inconstantes, mudando de personalidade constantemente, de uma hora para outra. Já vi também filhos "avandonados" que os pais tentam "comprar" com brinquedos, presentes, etc. Ao invés de darem carinho e atenção, dão presentes. Melhor que ter o brinquedo, é ter com quem brincar!
     Os filhos não vêem "com defeito de fábrica", alguns são "estragados" ao longo da vida por falhas na criação. Não quero "pagar língua", como se diz, com meu(s) filho(s)! Não estou apontando defeitos nos outros, apenas citando coisas que observo e que servem para as pessoas reflitam e possam melhorar, "criando" pessoas melhores no futuro. Digo isso, pois obervo tudo isso para que eu mesmo possa aprender e tentar errar o menos possível quando for a minha vez. Sei que vou errar e acertar, pois sou um ser humano, mas estou disposto a tentar e a me esforçar ao máximo para ser um bom pai e um bom educador para meu(s) filho(s). "O ser humano só "morre" quando deixa de aprender!"
     Aliás, é importante ressaltar que tem gente que acha que a responsabilidade de educar e ensinar os filhos é da escola, dos professores. Sem dúvida, estes têm obrigação de ajudar, mas a maior obrigação é dos pais. E não se ensina só com palavras, mas muito mais com exemplos. De que adianta dizer uma coisa e fazer outra?
     Não sou nenhum especialista, longe disso, embora também eles errem, pois também são seres humanos e não existe uma fórmula mágica para isso, mas venho observado muitas falhas na criação dos filhos. Precisamos refletir e tentar melhorar, pois estas crianças, estes filhos, são o futuro do nosso mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!