Páginas

sábado, 30 de julho de 2011

Obrigado? Não, obrigado!

     Aqui no Brasil, muitas coisas são obrigatórias, mas nenhuma é realmente boa e agrada às pessoas obrigadas!
     O serviço militar é obrigatório para os homens, mas, graças a Deus, o Brasil não entra em guerra e muitos acabam pedindo dispensa por um motivo ou outro, alguns realmente justos, outros nem tanto. Porque os brasileiros fogem do serviço militar? Porque é obrigatório! Se fosse opcional, tem muitos que gostariam de servir e o fariam com o maior prazer, até conheço uma pessoa que tinha essa vontade, mas não conseguiu. Não estou, de forma nenhuma, criticando o exércio brasileiro ou o serviço militar, pois acredito que um país precise estar protegido por seu povo, embora não acredite na eficácia de guerras e violência para resolver conflitos e divergências. O que critico é a obrigatoriedade, ou seja, a imposição de alguma coisa às pessoas.
     Outro exemplo bem conhecido de obrigatoriedade que não dá muito certo no Brasil, é o voto. O absurdo do voto já começa na idade para votar, uma pessoa com 16 anos não pode dirigir (tirar carteira de motorista, habilitação), mas pode votar, escolher alguém que vai ajudar a dirigir seu país. Mas acredito que o maior absurdo seja mesmo a obrigatoriedade. A pessoa, tendo o direito de escolher se vai votar ou não, escolheria melhor o(s) candidato(s), pensaria melhor e levaria o voto a sério, votando melhor. Logicamente que quem não votasse, depois não poderia reclamar dos governantes, uma vez que não teria contribuído com a democracia do país. Com o voto obrigatório, surge o desinteresse, com as pessoas votando em qualquer um, já que é obrigado mesmo. Surge também os votos de protesto, como no caso do Tiririca e de outros. Sem contar os engraçadinhos que votam para avacalhar a coisa toda e colocam irresponsáveis e incompetentes no governo.
     Bom, existem outras coisas obrigatórias no país que, justamente por serem obrigatórias, não produzem os efeitos que deveriam produzir e acabam é piorando a situação. Citei apenas duas, para não esticar demais o assunto e utilizei as mais conhecidas.
     Ninguém gosta de fazer nada obrigado! Quando as autoridades, de todo o mundo, mas principalmente do Brasil, perceberem que orientando melhor, dando opções, condições, sem impor nada, o resultado é melhor, sem dúvida a humanidade evoluirá muito! Obrigatoriedade, não! Liberdade de escolha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!