Páginas

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Responsabilidade

     Tenho visto vários casos que me mostram, e que me deixam decepcionado, que responsabilidade não é mais uma característica importante nas pessoas, e que não se ensina isso aos outros, em especial às crianças.
     Antigamente, se aprendia desde cedo (desde criança), que as coisas dos outros, por exemplo, pertecem aos outros e devem ser devolvidas aos outros e da forma como a pessoa pegou, recebeu. Aprendia-se que devemos ter cuidado e responsabilidade com as coisas, independente do seu valor material e de quem sejam, com os compromissos e com tudo mais com que nos envolvêssemos. Ou seja, responsabilidade era algo muito importante, uma virtude e uma característica de extremo valor nas pessoas. Ou melhor, ainda é algo muito importante e valisoso, porém as pessoas não estão se preocupando tanto com isso, pelo menos a maioria delas.
     Como eu já disse em outras postagens, tudo que a gente faz, direta ou indiretamente, influencia ou altera as coisas para outros, ou seja, tem consequências para a própria pessoa e para as demais. Dessa forma, precisamos ter responsabilidade em tudo o que fazemos, nos compromissos que assumimos, nas coisas dos outros que pegamos emprestados ou que estamos guardando e/ou cuidando temporariamente. Não podemos deixar os outros "na mão" quando eles dependem, precisam ou confiam em nós. Responsabilidade está diretamente ligada à confiança, amizade e cuidado.
     Por exemplo, em uma locadora de filmes, a pessoa que loca tem a obrigação de devolver o que pegou da mesma forma, ou seja, no mesmo estado de conservação e no prazo correto, já que foi combinado entre as partes. Algumas pessoas devolvem o produto avariado, fora do prazo ou até mesmo nem devolvem. Isso é falta de responsabilidade, pois está prejudicando o dono do filme, causando até prejuízo financeiro, sem contar que se algo não lhe pertence, não pode ficar com você e deve ser devolvido no mesmo estado de conservação que foi recebido. Outro caso que acontece é quando alguém viaja e pede para que outra pessoa cuide de seu(s) animal(is) de estimação. Nesse caso, além da confiança, do cuidado, da amizade, a responsabilidade está ligada ao sentimento, pois as pessoas gostam de seus animaizinhos de estimação, pelo menos a maioria gosta, e os animais merecem ser bem tratados, com carinho. A pessoa que pede para outra cuidar de seu(s) animal(is) está contando com aquela pessoa, confiando a vida e o bem estar de seu(s) "amigo(s)". E quando se assume um compromisso com alguém, sobre qualquer coisa e, por falta de responsabilidade e consciência de que o outro precisa da pessoa, não cumpre, causando problemas para quem esperava a ajuda, a responsabilidade e honrar o acordo firmado entre eles. E o pior, é que nestes casos, muitas pessoas ainda acham que não tem nada de mais, nada de errado. Alguns ainda acham que a culpa é dos outros. Muitas pessoas não pensam nas consequências para si e para os outros, fazem as coisas e o que acontecer depois, aconteceu, azar de quem for prejudicado. Absurdo! Isso tudo é falta de responsabilidade!
     Bom, existem outros inúmeros exemplos e casos e, certamente, quem estiver lendo esta postagem está se lembrando de algo. O que eu quis com esta postagem e citando estes exemplos, é de que responsabilidade é algo muito sério e importante e que, infelizmente, muitas pessoas não estão tendo e ensinando aos outros, especialmente às crianças, passando este importante conceito adiante. Alguns podem dizer que é exagero meu ou até mesmo frescura, mas um conselho que dou a todos em várias situações, em especial neste caso, se coloque no lugar da outra pessoa sempre, você gostaria de ser prejudicado pela falta de responsabilidade de outro(s)? Então, vamos procurar ter responsabilidade e ensinar os outros, em especial as crianças, para que num futuro próximo a responsabilidade volte a ser comum para todas as pessoas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!