Páginas

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Fumaça chata!

     Meu pai fuma há muito tempo e decidi abordar uma outra parte ruim dessa droga chamada cigarro que não é tão abordada. As doenças e outros problemas de saúde que ele causa já são abordados de diversas formas e em vários locais, como atrás dos próprios maços de cigarro. Eu quero abordar a parte "social" do cigarro, ou melhor, os "incômodos sociais" que ele provoca.
     Primeiramente, o cigarro faz do fumante seu escravo, de tal forma que o fumante deixa de observar o mundo ao seu redor para ficar exclusivamente "prestando atenção ao cigarro". Ouvi uma história de uma cara que estava trabalhando em uma serraria ou marcenaria, deixou o cigarro cair e acabou cortando e perdendo um dedo na serra, pois se distraiu da perigosa máquina para não perder o cigarro que havia caído. Se ferir, correr riscos, perder um dedo, um membro, vale mesmo a pena por um cigarro? E quem ainda insiste que cigarro não é tão prejudicial assim, ou é muito "bobo" ou inocente demais, estilo aquela frase "fumo há trinta anos e nunca me viciei"! Cigarro é uma droga! Causa dependência e muitos males!
     Mas, voltando à minha abordagem, o cigarro torna o fumante um escravo, a ponto deste não ver que incomoda e muito as pessoas ao seu redor. E nem adiante áreas de fumantes e não fumantes, pois o cheiro horrível do cigarro "vai longe", além da própria fumaça. A gente que não fuma, acaba se tornando fumante passivo, correndo risco de doenças, além de ser incomodado. Isso sem contar que pessoas como eu, que sofrem com problemas de alegrias, sinusites e problemas respiratórios, são muito prejudicadas. Ou seja, o fumante nunca fuma um cigarro sozinho, prejudica, incomoda e estraga todo o ambiente em torno dele.
     Ainda tem o aspecto da sujeira que o cigarro provoca, mesmo com cinzeiros e lixeiras. Basta olhar ao redor de quem fuma! O fumante acaba, involuntariamente, devido à distração que o cigarro causa em sua mente (escravidão psicológica), jogando as cizas e os restos dos cigarros em qualquer lugar, sem observar muito.
     Em resumo, além dos diversos males à saúde, o cigarro escraviza o fumante e o faz incomodar constantemente os ambientes ao seu redor, assim como as outras pessoas, em especial os não fumantes, com a fumaça, o cheiro horrível, a sujeira, etc. Além disso, faz com que o fumante diminua a atenção dada aos outros para "se concentrar" no cigarro.
     E um outro ponto prejudicial é que o cigarro pe caro, faz a pessoa gastar. Ou seja, além de casar mal à saúde, incomodar os outros, ainda prejudica o bolso do fumante, é como se quem fuma queimasse dinheiro.
     Depois de tudo isso, um conselho: Não fume e não faça ninguém fumar com você! Não incomode os outros, estragando o ambiente e nem você mesmo estragando seu organismo e sua saúde! Cigarro, tô fora!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!