Neste domingo aconteceu o clássico mineiro entre Atlético e Cruzeiro, no estádio Independência, pela última rodada do primeiro turno do Brasileirão 2012. Apesar de ser um adversário tradicional, o resultado não foi tão bom, pois perdemos 2 pontos e deixamos a vitória escapar no último lance do jogo, nos acréscimos dos acréscimos.
O jogo começou muito nervoso e o árbitro contribuiu para o clima de nervosismo, marcando algumas faltas que não ocorreram, porém eu vi outros fatores que aumentaram o nervosismo e o "clima pesado". O primeiro é essa bobagem de torcida única! Sinceramente, a meu ver, é um atestado de incapacidade da polícia e da organização do evento de proporcionar segurança a todos. Em vários outros estádos, as duas torcidas vão ao estádio e podem ou não ocorrer problemas independentemente de haver ou não duas torcidas. Isso sem contar que confusões e problemas relacionados a futebol não acontecem apenas nos estádios, podem acontecer em bares (ainda mais onde haja concentração da torcida adversária e que sejam pontos conhecidos), nas ruas, etc., como já aconteceram algumas vezes, em vários locais (estados, cidades, etc.). Já imaginaram, por exemplo, no último jogo do Brasileirão do ano passado, se o Galo tivesse vencido e rebaixado o Cruzeiro, a confusão que não seria com o estádio lotado somente por cruzeirenses? Seriam protestos contra o próprio time pela queda e possíveis agressões aos adversários pela rivalidade e pela situação. Ao invés de maior segurança, teríamos tido maior probabilidade de violência. E por falara naquele fatídico clássico do ano passado, o outro motivo que eu vi como um dos causadores do clima nervoso no último jogo, foi o fato de os jogadores do Galo, em especial os que disputaram o clássico final de 2011, queriam aproveitar a má fase do Cruzeiro e a excelente fase do Galo para devolver aquela goleada, ou seja, queriam mesmo era vingança, revanche e não apenas os 3 pontos. Isso é bobagem! Temos que esquecer o que passou e que não podemos mudar e continuar nosso caminho para frente. Talvez uma hora, sem querer, possamos devolver a goleada, sem esse clima pesado!
Sobre o jogo em si, esse sentimento de revenche nos jogadores do Galo acabou prejudicando exatamente eles, pois o Atlético não jogou tudo que podia e que vem jogando. Ao contrário do que alguns dizem, o jogo foi equilibrado, com chances e condições de ambas as equipes vencerem, acabou, apesar de alguns erros da arbitragem, sendo um resultado justo. O Galo falhou em lances bobos em sua defesa, como no primeiro gol do Cruzeiro, onde o atacante deles ficou sozinho na cara do Victor, que não conseguiu fazer nada para impedir. Além disso o Atlético voltou a perder boas oportunidades, que acabaram fazendo falta!
Cabe ressaltar os dois golaços do Galo, o primeiro do zagueiro artilheiro Leonardo Silva e a pintura que foi o segundo gol do Galo, uma obra-prima, um golaço de placa do craque genial Ronaldinho Gaúcho. O R49 mostrou que realmente é muito diferenciado, acima da média dos jogadores, um craque, um gênio do esporte, relembrando a excelente passagem dele pelo Barcelona. Parabéns Ronaldinho!
Sobre a arbitragem, ocorreram alguns erros mesmo, inclusives faltas a favor do Atlético no começo do jogo que nem foram faltas, na minha opinião, o que ajudou a acirrar os ânimos, mas o maior erro foi não ter marcado a falta clara e para expulsão, após o segundo amarelo, do Montillo sobre o Guilherme no finalzinho da partida, o que ocasionou o gol de empate do Cruzeiro. Até mesmo o Montillo ficou parado esperando a marcação da falta, o cartão e a expulsão. Porém, a culpa do empate não pode ser creditada toda na conta do árbitro! A defesa parou esperando e confiando na marcação da falta e isso prejudicou, mas um time deve estar totalmente ligado o jogo todo, não pode ficar parado, ainda mais caído como o Guilherme reclamando e esperando o juiz marcar. é preciso partir para cima, recuperar a bola, evitar o ataque adversário e depois cobrar da arbitragem. Num campeonato sério e díficil como o Brasileirão 2012 e ainda mais em um clássico, atenção e vontade em cada segundo de jogo são muito importantes!
Para encerrar, um último comentário sobre essa idiotice de torcida única, ocorreram várias confusões nesta partida, brigas, arremesso de vários objetos no campo, paralisação, tudo provocado por uma única torcida, que certamente merece uma punição ao clube. Ou seja, não adiantou de nada ser torcida única! Pensem melhor nisso organização dos jogos e polícia!
Mas o importante é que o Galo continua na ponta, há várias rodadas sem perder e com cada vez mais chances reais de ser campeão. Não vou desanimar e desacreditar por causa de um mal resultado! Vai pra cima deles, Galo!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!