Páginas

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Símbolos

     Já repararam quantos símbolos existem no nosso dia-a-dia? Tem símbolo praticamente para tudo! Parei para pensar e encontrei alguns mais comuns e outros que nem percebemos direito que são símbolos.
     Os mais conhecidos pelos brasileiros talvez sejam os escudos, emblemas dos times de futebol. Basta a gente ver um e, normalmente, nos lembramos do time que ele representa. Aliás, essa é a função principal do símbolo, representar alguma coisa. Existem também as bandeiras, que representam os países (entre outras coisas), as placas de trânsito que servem para orientar sobre o que devemos/podemos ou não fazer, endereços, logotipos que são os símbolos de empresas, marcas de produtos, etc. Bom, se eu for citar tudo que é símbolo, vai ficar uma lista enorme, muito chata e nem vou conseguir terminar.
     Como já disse, a função principal de um símbolo é representar alguma coisa, como os que citei e tantos outros que certamente se lembra ao pensar nisso, porém existem outras importantes funções. A primeira que me lembro é facilitar a comunicação. Temos, neste caso, o exemplo das letras, que forma palavras e através da escrita conseguimos nos comunicar com outras pessoas. É lógico que para compreender exatamente o que um símbolo significa e representa, precisamos entender seu significado. As letras, basicamente, representam a linguagem da comunicação escrita em todos os lugares, embora seja preciso conhecer o idioma na qual estão escritas para compreender o significado. Alguns símbolos são específicos de um país, de uma cultura, de um grupo de pessoas, etc., outros já são "universais", como os números, por exemplo. Com exceção de alguns países que utilizam outros tipos de símbolos na numeração (Rússia, Japão, China, etc., por exemplo), os números são os mesmos em quase todos os lugares. Por exemplo, se eu escrever o número "1", aqui no Brasil, lá nos Estados Unidos, apesar da diferença de idioma, vão compreender que se trata do número "1". Mesmo assim ainda há a complexidade de significado desse número, que pode indicar quantidade, posição/classificação, etc.
     Outro símbolo "universal" é a música. Ela também é complexa no sentido de que cada local, cada grupo, cada cultura tem um tipo de música, que revela a identidade desse grupo. Mas, basicamente, a música é uma linguagem e um símbolo universal, pois em qualquer lugar que se vá, existe a música, com suas diferenças e particularidades, mas música. E dentro da música existem outros símbolos que exemplificam outro importante função dos símbolos, ao meu ver, a de simplificar as coisas. Estou aprendendo violão e quem já estudou ou aprendeu qualquer tipo de música, já ouviu falar em cifras, que são letras e números (símbolos) que representam as notas e os acordes musicais. Eles simplificam, pois imaginem escrevermos sobre a letra das músicas (sobre os versos), por exemplo, Mi bemol maior com baixo em Lá maior, ocuparia muito espaço, dificultando para escrever e interpretar a música. Ao contrário disso, se escreve, neste meu exemplo, Eb/A, bem simples e reduzido. Basta, neste caso, que a pessoa entenda o que significa cada símbolo para compreender.
     Bom, esta minha postagem não é sobre um tema de grande importância, mas trata de um assunto que temos contato diariamente e, às vezes nem percebemos. E também eu quero postar coisas que acho interessantes e curiosas. Se a gente for parar para observar e refletir, veremos que tem muita coisa curiosa e/ou interessante que estão ao nosso redor e que passam desapercebidas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!