Páginas

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Franqueza Exagerada se Torna Grosseria

       Ainda me lembro do “Super Sincero”, personagem de Luís Fernando Guimarães, em 2006, num quadro do Fantástico. Era um quadro humorístico em que o personagem principal decidia que iria agir e falar apenas com sinceridade, em absolutamente tudo. Lógico que essa atitude o fazia entrar nas maiores encrencas.
     Lembrei-me desse quadro pelo que observei em algumas pessoas, sobre ser franco demais, extrapolando o limite dos bons modos e de educação. É louvável que a pessoa seja sincera, verdadeira, franca, mas tem um limite, que se ultrapassado, torna a pessoa grosseira.
     Existem formas mais “delicadas” de se dizer não a uma pessoa, de dizer que não está bonita ou que algo não está bom, sem magoar a pessoa. Não é preciso mentir ou inventar coisas, apenas ter mais “jeito” na forma de tratar as pessoas, para não ferir seus sentimentos.
     Às vezes, é melhor não falar algo do que “ser sincero demais”. É melhor não falar nada se não tiver algo de bom para dizer! Nem sempre as pessoas querem ou estão preparadas para uma resposta realmente sincera e/ou mais dura! Às vezes apenas querem um apoio, um elogio ou até uma confirmação do que pensam. Por exemplo, a famosa pergunta “estou bonito(a)?” nem sempre é um pedido de seja sincero! Muitas das vezes é apenas para ajudar na autoestima, fazendo quem pergunta se sentir bem. Ainda mais se for uma mulher que pergunta, aconselho a pensar bem na resposta.
     Em alguns casos, nem se trata de responder à uma pergunta, mas de ficar calado e não “falar demais”. Você acha a cor da casa ou o nome de alguém feios, por exemplo, mas não deve falar isso com a pessoa. Primeiramente por ser indelicado, grosseiro. Em segundo por dever respeitar o gosto, a opinião da pessoa. Além dela não ter lhe perguntado, pode ser que na opinião dela não seja feio como na sua. Lembre-se que as pessoas e suas opiniões e preferências são diferentes e nenhuma é certa ou errada, depende do ponto de vista. E mesmo se a pessoa lhe perguntar, há jeitos mais educados e delicados de se responder sem mentir. Você pode dizer, por exemplo, que é “diferente”! Ou pode tentar uma saída bem humorada, desde que não seja grosseira! Aconselho a sempre se colocar no lugar do outro e nesta situação, esse conselho se encaixa perfeitamente!
     Você pode perder amigos e/ou se afastar de muitas pessoas, mesmo daquelas de que gosta e que gostam de você se seu comportamento for de ser “sincero demais” beirando a grosseria. Pode não ser por mal, mas esse tipo de comportamento magoa as pessoas!
     No quadro humorístico que citei no início desta postagem, os problemas se resolviam de forma mais simples e engraçada, porém na vida real as coisas são muito mais complexas e sérias. É preciso ter mais sensibilidade! A palavra chave é sensibilidade! Por isso, antes de achar que está fazendo o melhor, pense bem no resultado de sua resposta/opinião, se coloque no lugar de quem a receberá e não seja indelicado. Da mesma forma que você pode magoar alguém hoje, amanhã poderá ser você o magoado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!