Continuando minha "série" de postagens sobre visão e pontos de vista, queria comentar sobre algo interessante que tenho observado sobre comentários e críticas a desenhos animados e atrações de televisão, comprovando que a opinião sobre as coisas, depende também do ponto de vista de quem observa e comenta.
Alguém comentou comigo que um professor havia comentado que as crianças não deveriam assistir o desenho animado do pica-pau, por ser uma péssima influência e um péssimo exemplo para as crianças, pois o pica-pau usa muita malandragem, sempre se dá bem, etc. Porém, como eu sempre digo, não se pode generalizar e é preciso observar muito mais detalhes para se ter uma opinião correta, mais completa! Nem sempre o pica-pau se dá bem, já assisti episódios em que ele não termina bem. E em muitas vezes, ele precisa usar a malandragem, a esperteza, para vencer os adversários que tentam prejudicá-lo, ou seja, não ser passado para trás, deixando os vigaristas vencerem. Além do mais, este desenho está no ar desde 1942 e algo que está a tanto tempo, agradando e divertindo tantas gerações, tem que ter algo de bom. Logicamente que tem seus defeitos, mas não é de todo ruim, e tem seus pontos positivos também.
Outra atração que está no ar a bastante tempo, que agrada a muita gente e é bem conhecido é o seriado do Chaves. Muita gente o elogia, dizendo que é um diversão inocente, um humor sem apelação, etc. Até concordo que é muito bom e eu mesmo assisto, porém, existem pontos negativos, que muita gente não observa. No mesmo seriado, além do humor sem apelação, também existe apologia à violência, quando o "seu Madruga" bate no Chaves, quando a "Dona Florinda" bate e às vezes até espanca o "seu Madruga" e quando outros personagens batem, agridem uns aos outros. Existe também apologia à injustiça social quando todos desprezam o Chaves e não o ajudam a ter uma vida melhor, não dando alimentos, atenção, roupas, etc., além de demonstrar claramente egoísmo e mesquinharia de alguns personagens que além de não dividir o que tem, ainda fazem questão de "passar vontade" nos outros.
Minha intenção com esta postagem e com esses exemplos não é criticar ou defender uma ou outra atração, apenas mostrar que tudo, absolutamente tudo, tem pontos positivos e negativos. Ou seja, não se pode simplesmente elogiar algo, achando que é perfeito ou criticar alguma coisa achando que nada dela presta. Tem muita gente que critica a televisão, por exemplo, mas apesar de ter ser seus defeitos, serve como fonte de conhecimento, informação, diversão, etc. Em resumo, tudo tem um lado positivo e um negativo e cabe a cada um observar cada aspecto e cada ponto de tudo e aprender com as coisas boas, deixando as ruins de lado. Não são as atrações ou as coisas que são boas ou ruins, mas im o que cada pessoa observa e aprende com elas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!