O dia dos
namorados passou há algum tempo e minha esposa me deu um mini modem USB para eu
utilizar com meu tablete. Eu já estava “namorando” esse modem há algum tempo no
site da TIM. Minha esposa tentou comprar em uma loja “física” mas foi informada
de que alguns modelos de modem podem ser incompatíveis com alguns aparelhos
e/ou sistemas operacionais e acabou optando por me dar o dinheiro para que eu
mesmo comprasse pelo site. E assim o fiz!
O produto chegou
alguns dias, cerca de uns dois ou três, antes do dia dos namorados e para
“manter o clima”, pedi à minha esposa que embrulhasse para presente e guardasse
para me entregar no dia. E assim fizemos!
Primeiro tentei
instalá-lo e utilizá-lo com meu tablet (CCE), mas não deu certo. Daí tentei instalá-lo
no meu notebook e funcionou perfeitamente. Achei que pudesse ser alguma
configuração que exigisse a instalação em um computador primeiro e só depois no
tablet e tentei no meu tablet de novo. Mais uma vez não deu certo. Fiz o mais
lógico neste caso, liguei para a central de atendimento ao consumidor da TIM,
colocando o chip que veio com o modem em um aparelho celular e ligando dele.
Apesar de ter comprado o modem no site/loja virtual oficial da TIM, fui informado
pela atendente de que o modelo MF 710 da ZTE não estava homologado no sistema
dela e que ela não poderia me ajudar, me orientando a procurar/entrar em
contato com o fabricante do modem, neste caso a ZTE. Com grande sacrifício,
encontrei o site da ZTE Brasil e enviei um e-mail. Recebi a resposta de que
neste caso deveria procurar o fabricante da tablet, no meu caso a CCE. Entrei
em contato pelo “0800” e só então fui informado de que o modelo do modem é
incompatível com meu tablet, e que deveria tentar uma troca com a operadora,
neste caso a TIM, por um modelo compatível.
A partir daí foi
uma maratona para mim! Tentei entrar em contato com a TIM pelo chat no site,
pela central de atendimento do telefone e depois descobri uma central de
atendimento da loja virtual. Só descobri esse canal no dia 17 e enviei um
e-mail explicando a situação e solicitando uma segunda via da nota fiscal, que
eu não havia recebido. Depois de alguns dias e mais alguns e-mails e tentativas
finalmente recebi a segunda via da nota fiscal por e-mail, a qual nem veio com
meu nome completo. Tentei novo contato e fui orientado a procurar uma loja TIM
para a troca, munido da nota fiscal e dos meus documentos. Porém era
necessário, e não fui informado disso antes, que fosse uma loja oficial da TIM
e não apenas uma credenciada, uma revenda. Voltei a tentar contato pelos meios
digitais. Prometeram-me uma resposta em até 48 horas úteis. Passado mais do que
esse prazo entrei em contato por e-mail e só então fui informado de que o prazo
para troca, de 7 dias, havia se esgotado. Porém esse prazo só se esgotou porque
adotaram o primeiro contato que tive com a central da loja virtual e não da TIM
em geral. Eu pensava que as centrais de atendimento ao consumidor da operadora
fossem integradas, mas não são. Tentei novamente conversando, com calma, mas
não resolveram.
Daí, segundo
orientações de um amigo e baseado nos artigos 12 e 18 do Código de Defesa do
Consumidor procurei o PROCON da minha cidade. Apesar da boa vontade deles,
também não consegui nada! Daí, a única solução que me restou foi repassar o
modem da TIM para meu pai e comprar outro compatível no Mercado Livre.
Em resumo fui
muito mal atendido e saí prejudicado pela incompetência e desorganização da
TIM! No site/loja virtual, não há nenhuma informação sobre modelo do modem
vendido e tão pouco que pode haver incompatibilidade com algum aparelho e/ou
sistema operacional (Obs.: Agora parece que quando você tenta comprar, aparece
informações do modelo vendido. Será que foi por minha reclamação?). Nesse caso,
segundo os mesmos artigos do Código de Defesa do Consumidor que citei
anteriormente, caracteriza-se vício oculto, ou seja, eu não tive as informações
necessárias para uma compra totalmente “segura” e satisfatória, não recebi
informações que me ajudariam a decidir pela compra ou não do produto. Assim
sendo, eu teria 90 dias para solicitar uma troca a partir da data de quando
descobri o “erro”, o “problema”, mas não consegui nada! Isso tudo sem contar
que já tentei diversos contatos com a Central de Atendimento pelo telefone e
pelo site para conseguir minha senha do “Meu TIM” e só recebi informações
desencontradas e até hoje nada foi resolvido, uma vez que o sistema do site
apresenta sempre problemas quando tento solicitar uma nova senha e o sistema
dos atendentes via telefone vive fora do ar.
Escrevi bastante,
mas juro que tentei resumir a situação! Tenho provas de tudo que afirmo nesta
postagem, e a escrevo apenas para alertar outras pessoas que não caiam numa
situação parecida e sejam prejudicadas por incompetência e desorganização (e
desintegração das centrais de atendimento) de grandes empresas que se
vangloriam de terem altíssima qualidade! Fica aqui um importante conselho:
procure se informar muito bem antes de adquirir algum produto pela internet (Obs.:
Foi a primeira vez que tive um problema assim nessa forma de compra) e de seus
direitos para não ser lesado! E se alguém quiser mais algum detalhe, mais
alguma informação ou esclarecimento sobre casos parecidos e sobre meu caso
basta entrar em contato comigo que tentarei ajudar!
COMENTÁRIO SOBRE O PROBLEMA COM A TIM
É muito importante informar que após
várias reclamações minhas e do contato do PROCON de Pains/MG, apesar de ter
extrapolado e muito o prazo de 48 horas úteis (demorou quase 20 dias), recebi
contatos da TIM e da Walmart para devolução do modem, porém eu já havia tomado
outras providências, repassando o mesmo para meu pai e comprando um novo,
compatível com meu tablet. Demorou muito, mas deram uma solução! Agradeço de
qualquer forma! Mayender Alves de Souza
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!