Páginas

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

O Fim do Orkut

     Há alguns meses atrás recebi um e-mail e vi uma matéria em um site sobre o fim do Orkut. Primeiramente achei que se tratava apenas de mais uma corrente sobre o fim e/ou mudanças em uma rede social, como existem várias sobre o whatsapp e já existiram sobre o Facebook, mas descobri que era verdade, pois existe a mensagem publicada/postada (reprodução abaixo) no blog/site oficial da rede social.
     Para ser sincero, fico um pouco triste com o fim do Orkut, pois ele representou para mim e para uma geração o surgimento das redes sociais. Durante um bom tempo era ele que nos conectava ao mundo, às pessoas, que nos divertia, etc. Porém com o passar do tempo, com o surgimento de redes sociais mais modernas, interativas, práticas e interessantes, vi o Orkut “ficando para trás”, se tornando obsoleto, ultrapassado. O Facebook tomou conta do espaço de rede social mais popular, deixando o Orkut abaixo de segundo plano. A Google lançou o Google+ e tentou integrá-los de forma a “ressuscitar” o Orkut, porém não deu certo. Para ser sincero, o próprio Google+ não me atrai muito, apesar de eu ter meu perfil nesta rede também.
     Apesar de ficar um pouco triste e sentir um pouco de falta da rede social, acho que a extinção dela é realmente a melhor alternativa, já que praticamente ninguém, inclusive eu mesmo, tem acessado e utilizado o Orkut regularmente. Já ouvi um engraçado comentário de que o Orkut havia ficado semelhante a um banho frio, a pessoa entrava, fazia o que tinha que fazer e saía rapidinho.
     Agradeço aos criadores e mantenedores desta rede social que nos alegrou durante um bom tempo (mais de 10 anos, se não me engano) e que chega ao fim neste dia 10 de setembro de 2014. Espero que as demais continuem evoluindo para não chegar ao mesmo caminho, ao mesmo destino!
     E vou retirar o acesso a meu perfil do Orkut através do Blog, uma vez que ele deixará de existir!

REPRODUÇÃO DA MENSAGEM SOBRE O FIM DO ORKUT:
“Adeus ao Orkut

segunda-feira, 30 de junho de 2014 │10:23

Dez anos atrás, o Google mergulhou pela primeira vez nas redes sociais por meio do Orkut, que nasceu como projeto experimental de um engenheiro que deu nome à rede. As comunidades do Orkut deram forma a conversas e conexões que até então não existiam, antes mesmo que as pessoas soubessem o que eram “redes sociais”.

Ao longo da última década, YouTube, Blogger e Google+ decolaram, com comunidades surgindo em todos os cantos do mundo. O crescimento dessas comunidades ultrapassou a do Orkut. Por isso, decidimos dizer adeus ao Orkut e concentrar nossas energias e recursos para tornar essas outras plataformas sociais ainda mais incríveis para todos os usuários.

O Orkut será descontinuado no dia 30 de setembro de 2014. Até lá, não haverá impacto para os atuais usuários, para que a comunidade tenha tempo de lidar com a transição. Usuários podem exportar as informações do seu perfil, mensagens de comunidades e fotos usando o Google Takeout (disponível até setembro de 2016). A partir de hoje, novos usuários não podem criar novas contas no Orkut.

O Orkut pode estar indo embora, mas todas as incríveis comunidades criadas pelos usuários vão ficar. Um arquivo com todas as comunidades públicas ficará disponível online a partir de 30 de setembro de 2014. Se você não quiser que seu nome ou posts sejam incluídos no arquivo de comunidades, você poderá remover o Orkut permanentemente da sua conta Google. Para ter mais detalhes, por favor, visite a Central de Ajuda.

Foram 10 anos inesquecíveis. Pedimos desculpas para aqueles que ainda utilizam o Orkut regularmente. Esperamos que vocês encontrem outras comunidades online para alimentar novas conversas e construir ainda mais conexões, na próxima década e muito além.

Postado por Paulo Golgher, Diretor de Engenharia do Google”



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!