Páginas

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Pokémon Go: É só um Jogo!

     Chegou recentemente ao Brasil o famoso (mundialmente) jogo “Pokémon Go”. E junto com ele chegaram inúmeras polêmicas e discussões! Para quem não sabe, os Pokémons são monstrinhos de desenho animado/videogame que têm poderes especiais. Originários do Japão, o nome vem do inglês “Pocket Monsters”, em português “Monstros de Bolso”. O desenho fez grande sucesso no Brasil há algum tempo atrás e agora o jogo que mistura realidade com jogo, com realidade virtual, a chamada realidade aumentada. A gente sai andando por aí e de repente os monstrinhos “aparecem” e a gente deve captura-los. Bom, depois de explicar um pouco sobre os Pokémons e o Pokémon Go (jogo), vamos às polêmicas.
     Vi alguns vídeos, comentários e mensagens condenando o jogo e os Pokémon. Alguns diziam que se tratava de demônios, que o nome seria derivação de demônio, o que, como expliquei antes, não é verdade e não tem nada a ver. Um vídeo comentava sobre um problema causado por um efeito especial no desenho animado no Japão há anos atrás, o que aconteceu, mas que não tem nada a ver com magia, demônio ou coisas do tipo. Neste mesmo vídeo o homem comentava sobre a intenção dos criadores do Pokémon (desenho animado e jogos) de induzirem as crianças a iniciar-se na magia negra, no ocultismo. Citava o exemplo de um Pokémon chamado Kadabra e dizia que a expressão “abracadabra” havia surgido da magia negra e etc. Que no episódio onde surgia esse Pokémon pela primeira vez apresentava uma treinadora poderosa que utilizava magia, etc. Bom, primeiramente a expressão “abracadabra”, independente de sua origem, a qual não tenho conhecimento para comentar, é uma expressão popular associada à mágica, ao ilusionismo. E essa relação que os Pokémon Psíquicos utilizam em seus nomes. Esses nomes tem relação com ilusionismo e não com magia negra. Isso sem contar que uma criança não faz a menor ideia de que aquele nome que houve tem origens antigas em magia negra, etc. Isso é apenas um detalhe num desenho animado, num jogo, numa diversão. Muitos dos nomes são apenas "criativos", como do Pokémon Ekans que significa Snake (cobra, em inglês) ao contrário. Outros têm a ver com algum animal, local, característica, etc. Nada demais! Ficam procurando "cabelo em ovo", "chifre em cabeça de cavalo"! Essas pessoas sim estão pensando em demônios, magia negra, etc. Acredito que não compreendam o jogo, a história e ficam por aí tentando condenar as coisas.
     Outra questão importante, acredito até mais do que essas bobagens que citei antes, é a questão de pessoas que estão se machucando, morrendo e desrespeitando a lei para capturar os monstrinhos do jogo. Nesse caso, é uma questão de segurança, saúde, respeito, extrapolando os limites do jogo, da diversão. Teve uma criança que morreu, conforme fiquei sabendo, outros ficaram presos em cemitérios e invadiram outros lugares, além de sofrerem atropelamentos e outros acidentes. Mesmo assim não atribuo responsabilidade ao jogo, mas sim aos próprios jogadores e os responsáveis por eles. É uma questão de bom senso, controle e responsabilidade! Temos que ter limites e auto controle!
     Bom, o que quero dizer com esta postagem é que Pokémon Go é apenas mais um jogo, muito bom, que tem a função de nos divertir. Crendices não têm nada a ver! E ainda tem outros benefícios como apresentar uma nova e interessante tecnologia e fazer os jogadores andarem por aí para capturarem seus monstrinhos, o que não deixa de ser um exercício! O que acho é que deve haver limites, bom senso e responsabilidade! O restante é coisa da cabeça de alguns! Desde que não faça mal e não prejudique a ninguém, “ficando no seu cantinho”, é só um jogo e nada mais!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!