Páginas

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Depende do Contexto

     Muita gente já teve problemas ou pelo menos situações engraçadas por algo que disse ou escreveu e foi interpretado fora de contexto. É interessante observar como certas palavras, termos, expressões, etc., podem mudar seu significado e/ou compreensão dependendo do contexto ao qual estão inseridos. Por exemplo, a palavra "curioso" pode aparecer com o sentido de "interessante" e não de alguém com curiosidade. Outra palavra é "legal" que pode significar algo de leis, de legalidade (jurídica) ou algo bom, interessante. Além das próprias palavras terem significados diferentes e poderem ser utilizadas em gírias, etc., às vezes é necessário observar todo o contexto ao qual estão inseridas para seu significado correto. Dentro do contexto, encaixam-se o ambiente, o momento, a situação, a quem é dirigida, a forma como é utilizada, tom de voz, a época ou o momento em que ocorrem, etc. E isso não acontece somente com palavras, imagens e situações também podem criar confusões. Por exemplo, uma foto tirada em outro momento, em outro lugar e outra situação, pode causar problemas e apresentar um significado muito diferente do real.
     E como já disse, uma palavra pode ter significados diferentes dependendo da forma, local e situação (contexto) em que é utilizada. Por exemplo, chamo meu cachorro de neguinho, nego, mas tudo com carinho. Essas mesmas palavras podem ser utilizadas para ofender e agredir alguém, dependendo do contexto.
     Quantas vezes alguém ouve uma parte de uma conversa e fica imaginando bobagem a respeito do assunto? O ser humano, ainda mais o povo brasileiro que adora uma brincadeirinha com duplo sentido, tem a tendência de colocar maldade em tudo. Às vezes uma situação, palavra ou frase inocente se torna um "pecado mortal" para quem disse ou praticou. E o pior é que às vezes não é possível esclarecer o mal entendido ou essa tentativa piora ainda mais a situação.
     E ainda tem os casos das pessoas que usam situações, palavras, imagens, etc. de outros para provocar problemas e confusões. Às vezes por brincadeira, outras por maldade.
     Dessa forma, é bom que a gente pense muito bem nos resultados e consequências do que falamos e/ou fazemos para evitar problemas! E é bom também que procuremos compreender todo o contexto das coisas para não criar problemas para nós e para os outros e nem julgar e condenar inocentes! Nem sempre as coisas são o que parecem ser!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!