Em 2010 a Aneel – Agência Nacional de Energia
Elétrica, através de sua Resolução Normativa n.º 414, especialmente em seu
artigo 218, “transfere” os pontos de luz das cidades (postes, etc.) para os
ativos das prefeituras. Dessa forma, a responsabilidade por manutenção e
reposição fica a cargo das prefeituras e não mais das concessionárias de energia.
Apesar de essa Resolução Normativa ser de 2010, apenas agora seus efeitos
começaram a surgir em minha cidade, acredito que pelos prazos de entrada em
vigor da Resolução.
Antes, quando surgia um problema como
lâmpada queimada, quebrada ou algum outro destes problemas na rede pública de
iluminação, deveríamos entrar em contato com a concessionária, no meu caso a
CEMIG (Companhia Energética de Minas Gerais) para a solução. Hoje, precisamos procurar
a Prefeitura Municipal. As prefeituras, especialmente de cidades pequenas como
a minha, não tem pessoal preparado para isso, nem em quantidade e nem em
formação. Com isso, de tempos em tempos vem um pessoal, acredito de uma empresa
terceirizada, para resolver as várias reclamações registradas pela Prefeitura.
Dessa forma, ficamos algum tempo sem atendimento e nem sempre dá tempo de
resolver tudo!
Até concordo que as prefeituras poderiam
auxiliar, em parceria com as concessionárias, na manutenção da iluminação
pública, já que pagamos a “contribuição para a iluminação pública”, porém não
acho correto que fiquem responsáveis sozinhas pelo trabalho. A meu ver, é
transferir a responsabilidade para os outros! A história das “bandeiras” que aumentam
o valor de nossas contas fica a cargo da Aneel e das concessionárias enquanto
que o trabalho de manutenção da rede pública de iluminação fica para as
prefeituras. Não acho que as prefeituras sejam incompetentes e/ou incapazes de
administrar os pontos públicos de luz, mas essa decisão sobrecarrega as
prefeituras que nem sempre tem pessoal preparado, como eu disse anteriormente,
para isso e nem demais recursos necessários. Dessa forma, as prefeituras ficam
sobrecarregadas, os consumidores sem o atendimento adequado e as contas só aumentando.
Agora a CEMIG disponibilizou um 0800 (0800 090 0300) para
ligações a respeito destes problemas, mas nem sei muito bem como funciona e nem
se é a solução! Ainda aposto mais na parceria! Acho que se trata de uma decisão
tomada sem analisar realmente as consequências! Não estou julgando e nem criticando
as prefeituras, apenas constatando que essa Resolução dificulta a situação das
prefeituras e qualidade da iluminação pública.
Apesar de já ter algum tempo em que esta
decisão está vigorando, acredito que ainda possam conversar e decidir algo mais
real e eficiente para as concessionárias de energia, a Aneel, as prefeituras e,
principalmente, os consumidores!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!