Páginas

sexta-feira, 3 de julho de 2015

Redução da Maioridade Penal

     Mais uma vez preciso falar sobre este tema! Já deixei bem claro que sou a favor e apresentei várias justificativas. Nesta semana, os deputados aprovaram a redução da maioridade penal para 16 anos em casos de crimes contra a vida, como estupro, latrocínio e homicídio. A votação foi polêmica, com manifestações contra e a favor e alegam que a forma como foi votada foi incorreta e que a votação deverá ser anulada. Não estou aqui defendendo partidos ou lados políticos e nem entrando no mérito da votação, se foi correta ou não, apenas quero reforçar minha opinião apresentando mais argumentos e justificativas.
     Primeiramente, acho que apenas crianças muito jovens são incapazes de compreender o que é realmente errado, um crime! Hoje em dia, a informação é muito mais difundida e as novas gerações estão cada vez mais inteligentes, conectadas e informadas sobre diversos assuntos. Mesmo eu, de uma geração anterior, sempre soube o que era crime, o que era errado, sempre soube que não posso roubar, matar, etc. E as pessoas conhecem as leis mais básicas, independente de ser jovem ou mais velho. Dessa forma, idade não é desculpa para alegar que não sabe o que faz! E questão de responsabilidade, alguém de 16 anos não pode responder criminalmente como adulto, mas pode votar. Irônico, não?
     Outro detalhe é observar que as vítimas sofrem independentemente da idade do agressor/criminoso. O casal assassinado por um menor há algum tempo atrás, pelas costas e sendo que a mulher foi violentada vários dias antes de morrer, aquele médico que foi assaltado e assassinado na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, são apenas alguns casos que servem de exemplo para mostrar que crueldade e brutalidade fazem parte do caráter da pessoa e não dependem de sua idade.
     Há ainda outro aspecto importante: os maiores de idade utilizam os menores para cometer os crimes na certeza da impunidade. Lembram do caso do jovem torcedor boliviano morto por um rojão atirado por alguém da torcida corintiana na Libertadores de 2013? Apresentaram um menor aqui no Brasil que alegou ter feito o disparo do rojão e a história ficou por isso mesmo. E os famosos “aviõezinhos” do tráfico? É o primeiro “cargo” que os jovens recebem no mundo do tráfico e a partir daí entram na vida de crime.
     Falam que é preciso melhorar a educação e dar oportunidades aos jovens e até concordo, mas além de isso ser uma solução mais a longo prazo, será que todos os criminosos começam por falta de condições, de opções? E pobreza e dificuldades não são motivos e nem desculpas para se cometer crimes. Muita gente passa por muitas dificuldades e se mantém no caminho certo.
     Quem não faz nada de errado, procura ser bom e honesto, não precisa se preocupar com esta lei, já que em qualquer idade estará tentando fazer o correto. Respeito a opinião de quem é contra, mas não aceito que fechem os olhos para tudo isso que citei e transformem essa discussão em algo de interesse político, partidário. Ou que queiram se aproveitar de assunto tão sério e grave para aparecer, ficar protestando para fazer bonito e criar polêmica! Os menores de idade que eles defendem hoje, podem cometer algum crime contra eles ou suas famílias e amigos um dia! Será que já pensaram nisso? Quem comete crimes, dever ser punido! A meu ver, só assim as coisas vão melhorar no combate à violência!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!