Páginas

sexta-feira, 1 de abril de 2016

COMO SURGIU O DIA DA MENTIRA - 1º DE ABRIL DE 2016

     Fiz uma pesquisa sobre a origem do dia da mentira (1º de Abril) e encontrei algumas versões. A mais interessante e com lógica que encontrei foi elaborada e postada por Jussara de Barros, no Brasil Escola do UOL. Fiz um resumo e apresento nesta postagem com a fonte no final.
     Após a implantação do calendário gregoriano, o rei da França, Carlos IX instituiu o dia primeiro de janeiro como o início do ano. Antes da mudança, a festa de ano novo era comemorada em 25 de março e terminava uma semana depois do início. Na época, as notícias demoravam a chegar nas pessoas e nem todos adotaram de imediato a mudança na data. Além deles, outras pessoas que não concordavam com a mudança na data continuaram com a comemoração na data antiga. Isso virou motivo de gozação por parte de quem aderiu à mudança, que passaram a fazer brincadeiras com aqueles que não modificaram, tais como presentes e convites estranhos ou “inexistentes”. Essas brincadeiras causaram dúvidas sobre a veracidade da data, confundindo as pessoas, surgindo o dia 1º de abril como dia da mentira. Vários anos depois essas brincadeiras se espalharam por toda a Inglaterra e para todo o mundo, ficando mais conhecidas como o dia da mentira.
     Brincar nesse dia é saudável, porém deve tomar cuidado para não exagerar. Passar dos limites pode causar problemas graves!


"Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
BARROS, Jussara de. "Dia da Mentira - 1º de Abril"; Brasil Escola. Disponível em: <http://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-da-mentira.htm>. Acesso em: 09 mar. 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!