Páginas

sexta-feira, 29 de abril de 2016

Tolerância: 8 ou 80

     Engraçado como a vida vai apresentando situações em que a gente é levado a refletir sobre as coisas e encontra mensagens interessantes e ligadas entre si. Alguns dias atrás estava falando sobre respeitar a opinião de cada um, não me lembro exatamente onde e nem em que situação, mas me recordo do assunto. Daí na homilia do último final de semana, o Padre Edson, pároco de Pains/MG, comentou sobre ser fácil amar quem pensa e age igual a gente e o quanto é difícil fazer o mesmo com que pensa e age diferente. Daí chego em casa e assisto no Domingão do Faustão o ator José de Abreu falar exatamente isso, sobre respeitar as diferenças de ideologia política, etc. Vendo que esse assunto estava vivo ao meu redor, decidi analisar a questão e fazer esta postagem. Até acho que já postei algo semelhante, mas esta abordagem é diferente!
     Refletindo sobre tudo o que ouvi e analisando as questões que estão ocorrendo no Brasil e no mundo neste momento, encontrei alguns exemplos que se encaixam perfeitamente! O terrorismo, por exemplo, é o fruto da intolerância aliada à ignorância de alguns que não aceitam que possam existir pessoas que pensem diferentes deles. E ainda afirmam que são os outros, o restante do mundo, que são intolerantes com eles! Isso é o radicalismo extremo! É absurdo não aceitar que alguém possa ser diferente e querer destruir quem seja!
     Outro caso diz respeito àqueles que não aceitam os homossexuais e os negros. É um absurdo julgar alguém inferior ou superior por orientação sexual ou cor de pele! Na Câmara dos Deputados vejo dois exemplos claríssimos: os deputados Jair Bolsonaro e Jean Wilis. Um é completamente contra o homossexualismo e até elogia a ditadura e torturadores da época. Outro se julga tão defensor da classe homossexual, que se torna intolerante, não aceitando quem pensa diferente. Cada um toma para si a “causa” que julgam “dignas” e viram as costas para qualquer outra opinião. Podem até ser contrários nos ideais, mas são exatamente idênticos na intolerância e na teimosia!
     Por falar em política, a situação de crise econômica e política de nosso país é outro exemplo claro de intolerância! Existem pessoas a favor do governo e pessoas contra e não aceitam que haja quem apenas defende a justiça e melhorias no Brasil e tão pouco quem pensa diferente de cada lado. Quantos conflitos, agressões e violência vemos entre quem defende cada lado? Será que só existe um lado correto? Uma única verdade? Será que cada partidário e militante acha que só existem defeitos e corrupção nos seus adversários? Infelizmente todos os “lados” têm corruptos! Da mesma forma que têm pessoas do bem! É preciso deixar a “cegueira” e o coronelismo para trás e julgar as ações reais de cada um, independente de partido ou qualquer outra coisa do gênero!
     No futebol já vimos diversas vezes pessoas perdendo a vida e se ferindo em verdadeiras batalhas entre torcidas “rivais”. É inaceitável que alguém possa sentir raiva, ódio de outra pessoa pelo simples fato de serem torcedores de times diferentes! Até acredito que essas “pessoas” não são torcedores, mas sim bandidos que utilizam o futebol como desculpa para sua falta de controle!
     Na humanidade existiram vários exemplos como o nazismo, o apartheid, etc. Graças a Deus que esses regimes não existem mais! Porém, seus conceitos ainda permanecem vivos na mente de alguns!
     Deus criou a todos nós iguais, como seres humanos, para vivermos em paz, com respeito e amor por todos! Somos semelhantes! Aliás, devemos ressaltar as semelhanças e não as diferenças! Como dizia o Chaves em seu seriado: “as pessoas boas devem amar seus inimigos”! Aliás, que sejam sempre adversários e nunca inimigos! Precisamos urgentemente aprender a amar o próximo, independente do que ele tenha de diferente de nós! Caso contrário, iremos destruir o mundo e a humanidade em guerras sem sentido! Se não conseguirmos amar, que consigamos, pelo menos, respeitar e conviver pacificamente! A esperança não pode morrer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!