Páginas

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

O Inverso da Expectativa

     A gente se decepciona e se surpreende muito na vida! E muito disso se deve às expectativas que criamos sobre alguma coisa, sobre alguém ou alguma situação. Às vezes esperamos demais, outras de menos, mas em muitos casos as coisas não correspondem às nossas expectativas.
     Não sei por que isso acontece, mas sempre que vamos viver uma situação em algum tempo, nossa imaginação já começa a criar como vai ser, se vais ser bom ou ruim, se vai dar certo, quem vai estar envolvido ou não, etc. Criamos uma história sobre aquilo em nossa mente e por mais próximo que chegue da realidade e que a gente goste, não é exatamente igual ao que imaginávamos. E parece que há uma regra que faz que seja exatamente ao contrário do que esperamos. Se acharmos que vai ser bom, não é (ou nem tanto) e se achamos que vai ser ruim, acaba sendo (melhor que o esperado). Já tive experiências de ambos os casos. Tive experiências de situações em que me “prepararam” tanto para uma situação ruim, que quando aconteceu, foi muito divertido.
     O que é bem complicado neste caso, é que podemos magoar as outras pessoas, além de nós mesmos. Alguém o convida para alguma coisa, você cria muita expectativa, daí quando acontece, você fica decepcionado e acaba demonstrando isso, mesmo sem querer, ou provoca um mal estar quando vê o que é realmente. Sem dúvidas que quem lhe convidou ficará magoado! Pode acontecer o contrário, o que seria melhor, mas que também pode deixar algum mal estar, pois a pessoa pode pensar que você imaginou que aquilo seria ruim.
     Se algo de ruim acontece, contrariando as expectativas, a marca daquilo pode ficar “gravada” na mente da pessoa por muito tempo, causando mais problemas. Isso sem contar que numa próxima oportunidade semelhante, a pessoa já vai ficar com o pé atrás e isso não é bom! Quando a pessoa desconfia que algo vai ser ruim ou dar errado, mesmo que isso não aconteça, ela não consegue aproveitar totalmente a situação.
     Criar expectativas demais também pode ser perigoso em situações que envolvam mais pessoas e até o controle de algo importante. Imagine que um candidato lhe enche de esperanças de que será muito bom e você acredita que ele será a salvação para alguma situação, como a administração de uma cidade. Depois acontece, por quaisquer motivos, que isso não se concretize. Você pode ter “induzido” outras pessoas a votarem nele, a esperarem nele o mesmo que você e as esperanças de todos serem frustradas. Você será o culpado por muita gente! Mesmo no futebol, você espera muito de um jogador ou de um time, daí fica naquela ansiedade, alguns até fazem apostas, gastam muito para acompanhar e acabam se frustrando no final. Se frustrando e pode frustrar outros também! Entusiasmo é contagiante e pode causar danos! Você pode criar esperanças em alguém e acabar decepcionando essa pessoa!
     Também tem gente que cria a expectativa e a ilusão de fazer sucesso como artista e/ou atleta ou algo assim e nesse mercado competitivo, e nem sempre tem o talento e as condições para vencer, e isso acaba frustrando, e muito as pessoas. Aquela que atingem alguma fama, algum sucesso e criam a expectativa de continuar assim e "somem", também se frustram bastante!
     Em resumo, devemos estar preparados, mas sem ficar criando muitas expectativas sobre as coisas, pois podemos nos surpreender com resultados positivos, mas podemos nos decepcionar, e muito, com resultados ruins! Isso é natural do ser humano, mas precisamos ter controle e equilíbrio para não sofrer e não magoar as pessoas e nós mesmos. Devemos nos preparar, mas evitando ficar pensando só naquilo o tempo todo, querendo idealizar. Devemos deixar a vida e seguindo seu curso e esperar que as coisas aconteçam! Lembrando que elas vão acontecer, nós esperando e imaginando ou não! Cuidado para não se decepcionar e não decepcionar ninguém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!