Páginas

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Eu Sou Assim...

     Ultimamente tenho ficado estressado com o comportamento de algumas pessoas que participam dos mesmos grupos de atividades e tarefas que eu, tipo grupos da igreja, projetos sociais, etc. Percebi que estou tendo estes problemas pelo fato da minha personalidade, do meu jeito de ser, pensar e agir. Esse meu estilo vai contra a forma como muitos “participantes” agem nas atividades em que estou envolvido.
     Sou um tipo que emite a opinião, com educação e respeito, mas que não deixa de se expressar. Seja com quem for, quando for e onde for, se precisar, eu falo o que tenho que falar. Não sou de baixar a cabeça e aceitar o que não concordo ou não compreendo de qualquer jeito. Para que eu mude minha opinião e não debata e nem questione nada, é preciso que me esclareçam bem a situação e com bons argumentos. O tal do “porque sim” e do “porque é assim”, não me convencem! Da mesma forma, apresento os melhores argumentos que eu possuir para justificar minha posição e/ou minha dúvida. Não deixo de opinar, questionar e me expressar só por medo ou para agradar alguém. Sou sincero e persistente até conseguir resolver a questão. Aliás, enquanto não resolvo algo que me incomoda, aquilo fica “martelando” na minha mente e mesmo que não fale nada com ninguém, fico chateado enquanto não resolvo definitivamente. Fico pensando, remoendo e programando uma forma e um momento para solucionar aquilo. Depois que consigo resolver, deixo aquilo para trás e não carrego mágoas, raiva, etc. Ou seja, enquanto existir algum mal entendido que me envolva direta ou indiretamente, não fico tranquilo.
     Julgo que sou extremamente hábil para trabalhar em equipe, aliás, prefiro trabalhar assim a sozinho. Porém, como tenho personalidade forte, não aceito qualquer coisa, de qualquer jeito. E tenho minha forma de pensar e enxergar o que é liderança, coordenação e quais os procedimentos e comportamento das pessoas nessa situação. Vejo liderança e coordenação como um ato de organizar as atividades e motivar as pessoas e não simplesmente decidir como vai ser e impor a decisão. Quando isso acontece e vejo que não possibilitam espaço para trocar ideias, debater pensamentos e opiniões, fico muito chateado e isso me incomoda muito! Quando eu tenho a possibilidade de estar na liderança ou ser coordenador de alguma coisa, tento ao máximo dar espaço aos outros.
     Outra característica minha é que não consigo ver algo a ser feito ou mal feito e não tentar resolver. Não sei deixar algo que precisa ser feito para depois, esperando que outro faça ou que algo aconteça, que “caia do céu” a solução. Sou um cara prático, direto, objetivo. Sempre penso uma forma de resolver as coisas e tento resolver. Procuro sempre enxergar os pontos positivos das situações e as possíveis soluções e não o lado negativo e os problemas. Não que eu ache que as coisas vão dar errado, mas procuro pensar soluções e formas de fazer para que corra tudo da melhor forma possível. Tento prevenir para não ter que remediar.
     E sou um cara bem tranquilo e humilde, mas desde que me tratem com educação e respeito. Se me tratam mal de alguma forma, “meu sangue ferve”! Aí volta naquela situação que mencionei, de ter que resolver aquilo para que eu não fique incomodado. No momento, procuro manter a calma e não brigar e nem discutir com ninguém, mas deixo claro o que estou pensando e como me sentindo e algumas vezes até falo algo com a(s) pessoa(s). Sou bem verdadeiro e transparente, as pessoas vêem o que e como sou! Não faço personagens ou finjo para agradar alguém. Também não fico bajulando ninguém! E não tenho a menor dificuldade e vergonha de reconhecer quando estou errado e pedir desculpas e voltar atrás!
     Ainda tem um importante detalhe: detesto responder perguntas óbvias (tipo o personagem “Fernandinho”, do Zorra Total, por último, “Pergunta idiota, tolerância zero!”) e responder a mesma coisa várias vezes.
     Bom, alguns acham que falo demais (e acho que falo mesmo!), outros dizem que apelo muito, outros que sou “briguento” e/ou chato, mandão, etc. Mas na verdade só tenho personalidade forte e sou de opinião. Acredito no que sei, no que quero e no que sou capaz. Defendo o que acredito e o que penso e faço isso não para desafiar ou desrespeitar ninguém e nem nenhuma hierarquia, apenas para deixar marcada e defendida minha posição. Vou sempre tentar ser melhor e conseguir o melhor! Se isso incomodar a alguém, sinto muito! Ninguém é obrigado a me aceitar ou a conviver comigo, mas quem quiser, precisa me compreender, pois eu sou assim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!