Páginas

sexta-feira, 20 de julho de 2018

Santo de casa não faz Milagre!

     No último dia 08, ouvi um Evangelho à Missa que me despertou um pensamento! Jesus voltou à sua cidade e começou a ensinar na sinagoga. Todos da cidade ficaram surpresos com a Sabedoria de Jesus e o julgavam, pois achavam muito estranho Ele ser da cidade, conhecerem suas origens e família e Ele ensinar tudo aquilo. O pensamento que me ocorreu foi refletir sobre o motivo daquele velho ditado popular: “Santa de casa não faz milagre!”.
     Todos os ditados populares têm seu fundo de verdade! É a sabedoria do povo! Passei a refletir sobre situações que tivessem a ver com esse ditado e cheguei à conclusão de que ele acontece bastante!
     No futebol, por exemplo, muitos elogiam jogadores, times e competições de outros países, especialmente da Europa. Não discordo que sejam realmente bons, ainda mais pela organização e a quantidade de recursos disponíveis, mas será que os nossos aqui do Brasil também não são bons? Será que são ruins como alguns acham ou é por causa de serem daqui e a gente ver e conhecer mais detalhadamente? O Messi e o Cristiano Ronaldo são fantásticos e não são tão cobrados assim como os nossos jogadores brasileiros, por exemplo.
     Outro caso que lembrei foi de uma vez que minha esposa achou que não tinha determinado produto em nossa cidade e/ou que seria mais caro. Ela comprou em uma cidade vizinha e depois, sem querer, achou o mesmo produto em nossa cidade e ainda mais barato.
     Na medicina também já ouvi casos em que os médicos do lugar não eram considerados tão bons e as pessoas iam até outras cidades e outros locais até bem distantes para ter o mesmo atendimento. Enquanto isso, outras pessoas procuravam aqueles mesmos médicos “menosprezados” e os elogiavam. E certamente teria outros exemplos de casos e todos também vão lembrar de algo parecido!
     Pode ser que seja pelo fato de as pessoas conhecerem bem umas as outras quando são da mesma origem ou de origens semelhantes! Assim conhecem os defeitos, os costumes e até a intimidade das pessoas, então não conseguem enxergar algo de destaque nas pessoas. A velha mania de ver somente as limitações e dificuldades dos outros. Também é o caso de não aceitarem que aquelas pessoas saíram do mesmo lugar que elas e estejam se destacando em algo.
     Também há a situação de que nunca nada é bom o bastante para nós de uma forma geral. A gente quer sempre achar algo melhor e muitas vezes ficamos colocando defeitos em algumas para justificar a escolha por outras.

     Acho importante sermos justos! Devemos analisar cada caso, cada pessoa, cada profissional, etc., pelo que é, pelo potencial e não por motivos bobos como ser do lugar ou ser conhecido intima e pessoalmente. A gente não deve julgar alguém ou alguma coisa com injustiça ou por coisas sem importância! E nem precisamos criticar uma coisa para promover e justificar outra! Podemos estar perdendo coisas muito boas agindo assim! Apesar do ditado popular, acredito que Santo de casa possa fazer milagre sim!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!