Páginas

sexta-feira, 1 de julho de 2022

Cadê a Terceira Via?

     Vou ver se consigo retomar meu blog, a medida do possível! Esse ano tem eleição e acho uma boa questão para refletir e comentar! Embora tenha até medo da polêmica que pode surgir, porque além daquele velho ditado/conselho: "política, futebol e religião não se discute", o Brasil vem sofrendo de uma polarização e uma radicalização enormes recentemente.
     Até por isso, acho esse meu tema de hoje interessante e apropriado! Porque não aparece uma "terceira via" de candidatura? Desde que essa polarização começou a crescer e ficar cada vez mais evidente, surgiram também "propostas" e comentários de uma terceira via, uma terceira opção, para fugir exatamente desse negócio de "um lado ou do outro". Mas, a meu ver, ficou só no "papo"!
     Tenho visto o começo da "corrida presidencial" e vejo que vamos ficar novamente em candidato "A" contra candidato "B" e seus partidários e seguidores, apesar de existirem, pelo menos no papel, outras opções. Ou seja, a tal terceira via não surgiu (e acho que não vai surgir realmente) e vamos continuar, ou até piorar, a polarização.
     Sob meu ponto de vista, temos alguns importantes motivos para isso! O primeiro é o radicalismo que se instaurou no Brasil e no mundo ultimamente. As pessoas não tem olhado o bem comum, a capacidade e o caráter dos candidatos, mas sim seus próprios interesses, seus "lados políticos", partidos, ideologias, candidatos... ou seja, não procuram se informar, mas já vêm com uma ideia pronta e fixa e não aceitam mudar e nem ouvir outros argumentos. E não estou aqui falando de um(ns) candidato(s) específico(s), mas de uma forma geral. Isso não é bom para ninguém! Precisamos conhecer os candidatos, ter informações, analisar, refletir, e, principalmente, termos a mente aberta! Não existe um salvador da pátria, independente do que alguns acreditem! Ninguém é perfeito e a única opção! Voto de olho fechado não deveria nem existir mais! Conhecimento e bom senso devem fazer parte da reflexão do eleitor.
     Outro ponto que me chama a tenção sobre esse assunto, é que os próprios candidatos e partidos não enxergam a política, as candidaturas e a eleição "de fora", como o povo precisaria enxergar e seria bom para todos. Ao invés de termos vários candidatos e partidos, não seria muito melhor nos unirmos e encontramos uma candidatura específica, única, que fosse boa, que não fosse radical e que poderia realmente colocar fim nessa radicalização e nessa polarização que estamos vivenciando? Mais uma vez não estou aqui falando de um ou de uns candidatos específicos, mas de uma forma geral. Será que não conseguimos sentar e conversar e achar um bom caminho, sem radicalismos e sem buscar interesses próprios e poder, achando uma terceira via real para nosso país e nosso povo? Será que as diferenças entre os partidos e os candidatos e a sede de poder e o orgulho deles são tão maiores e mais fortes do que algo que possa ser bom para todos?
     Espero que, um dia, as diferenças fiquem de lado, apenas no campo de um bom debate ideológico e sem brigas e radicalismos, e possamos nos juntar e encontrar uma opção, um caminho para o Brasil! Que esse caminho surja da compreensão de que não existe um governo para mim, outro para você ou um para cada um, mas sim um para todos! Que compreendamos que o que for bom para o país e o povo como um todo, será bom para mim, para você, para o outro... Que Deus abençoe essa campanha, a eleição, o resultado e o governo que virá deles! Que Deus abençoe nosso Brasil e nosso povo!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!