Páginas

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Gorjetas

   É muito comum no Brasil darmos ou recebermos uma gorjetinha, um "agrado" (dinheiro, brinde, presente, etc.) a mais quando prestamos um serviços ou atendemos alguém. Não acho errado, pois se a pessoa atendeu bem ou prestou um bom serviço, merece uma recompensa, mas é preciso analisar a situação.
     No Brasil, graças ao famoso "jeitinho brasileiro", uma gorjeta pode fazer alguém passar na frente dos outros para ser atendido ou ter alguma solução mais rápida e que lhe atenda melhor, para driblar a lei, etc. Esse tipo é a famosa "cervejinha" ou o também famoso "cafezinho". Neste caso, se trata de algo incorreto, pois beneficia apenas quem pode pagar e essas "gorjetas", normalmente, não são nada baratas.
  Outro ponto que não concordo muito é quando um estabelecimento já cobra uma porcentagem a mais no serviço ou nos produtos como "taxa de gorjetas". Acredito que o consumidor já paga, e, às vezes caro, pelos produtos e serviços e neste valor acaba que também paga o ambiente, o custos dos produtos, o atendimento, a mão-de-obra, etc. Então não acho justo pagar a mais para se ter um bom atendimento, sendo que isso é obrigação de quem deseja sucesso em seus negócios, empreendimentos. Claro que simpatia, educação, podem ser recompensados com uma gorjetinha, mas de livre e espontânea vontade.
     Quero deixar claro que não sou contra dar ou receber gorjeta (principalmente receber, rs, rs, rs...), mas não acho correto "obrigar" ninguém a dar gorjeta ou usá-las para "driblar" a lei e obter benefícios "desonestos". Acho que se alguém se esforça para lhe atender bem, às vezes até sem poder naquele momento, merece sim uma recompensa! Mas a boa qualidade do atendimento e dos serviços não pode estar vinculada somente à recompensa, à gorjeta!
     E é lógico que o valor vai depender da situação, do momento, de quem dá e de quem recebe a gorjeta, do tipo de serviço prestado, etc.
     Termino deixando um conselho para todos, que eu procuro adotar: tentem atender sempre bem, da melhor forma possível a todos! A qualidade do seu trabalho, feito com boa vontade, educação, eficiência, simpatia certamente será recompensada, se não com gorjetas, com valorização de seu trabalho e crescimento profissional! Pode até demorar um pouco, mas acontece!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!