Páginas

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Costumes de Antigamente

     Outro dia, à missa, ouvi uma reflexão muito interessante e gostaria de comentar algo aqui! Não vou falar sobre a religião em si, mas sobre alguns belos costumes que vêm se perdendo ao longo do tempo como pedir a benção aos pais e aos mais velhos da família, tratar as pessoas mais velhas por senhor e senhora, etc.
     Para alguns pode parecer caretice, mas eu acho que são belos costumes que dever ser valorizados e preservados e vou explicar o motivo. Acredito que esse tipo de atitude, especialmente dentro de uma família, reforça os laços de carinho e respeito entre as pessoas. Um filho que pede a benção (ou “toma bença” como a gente diz) ao pai à mãe aos tios avós, etc., mostra respeito à experiência deles e carinho, pois o(a) acha importante para transmitir uma benção a ele. Tem gente que se acha velho por alguém estar pedindo a benção, mas isso é bobagem! Adoro quando minha sobrinha e afilhada pede a benção para mim e não me acho nem um segundo mais velho. Acredito que isso seja mais questão de ser bem resolvido consigo mesmo e com questões de idade e não com dar a benção.
     Também por se sentir mais velho, muita gente não gosta de ser chamado de senhor ou senhora e até diz que “Senhor está no céu!”. Realmente o Senhor está no céu, mas ser chamado(a) de senhor ou de senhora não torna a pessoa mais velha e muito menos não ser chamado(a) a torna mais nova. A meu ver, isso é um sinal de respeito e não de idade.
     Voltando a comentar sobre a reflexão que ouvi na missa, o “pregador” comentou sobre a falta de respeito e admiração com os professores. Antigamente o professor era uma espécie de autoridade, uma referência para ser seguida e respeitada. Hoje em dia o professor não pode nem dar bronca em um aluno que é criticado e condenado pelos pais (aqueles mesmo que não dão a benção e nem aceitam ser chamados de senhor ou senhora, normalmente) que não aceitam que seu filho receba limites os mesmos que eles não dão em casa. No meu ponto de vista escola é para se receber conhecimento educação se recebe em casa.
     Bom, pode ser que eu seja considerado antiquado neste ponto, mas não acho que seja culpa da modernidade e sim da falta de limites e de respeito das pessoas umas com as outras! O que posso fazer, e se Deus quiser irei fazer, é ensinar a quem eu puder (filho(s), sobrinho(s), afilhado(s), etc.) a ter esse respeito e carinho que aprendi desde o berço e que julgo ser tão importante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!