Páginas

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Grudou que nem Chiclete

     Já repararam que muitas vezes uma música fica “passeando” por nossa mente e a gente fica cantarolando ela, mesmo que nem goste? Parece que, como dizem, “gruda que nem chiclete”! E o mais engraçado é que por mais que tentemos evitar, a gente “gruda” ainda mais essa música na mente.
     Outro dia uma amiga me disse que não consegui tirar uma música da cabeça, que alguém havia comentado com ela. Daí fiquei lembrando que isso também acontece comigo de vez em quando especialmente no carnaval. Aliás, preciso ressaltar que a Ivete Sangalo tem o “poder” de me convencer a gostar das músicas dela (a grande maioria) de tanto ouví-las repetitivamente (Kkkk)! Não sei ao certo porque isso acontece, já que não sou pesquisador, psicólogo ou cientista, apenas um curioso que gosta de refletir sobre as coisas, mas acredito que isso seja uma tendência natural de imitar o que os outros fazem o que é “popular”. Lembro-me de ter ouvido certa vez que o ser humano tem a tendência natural de imitar os outros como acontece no caso do bocejo, por exemplo, que viria de nossos ancestrais macacos. Partindo desse raciocínio, acredito que tanto a gente ouvir uma música, de tanto ver outras pessoas cantando e gostando, assistindo na TV, ouvindo no rádio, etc. acaba que nosso cérebro parece gravar que aquilo é importante pra gente se “enturmar”, relacionar bem com os outros, ou seja, “entrar na moda”!
     Se este meu raciocínio estiver correto, é mais um ponto que comprova minha teoria de que o ser humano é um ser social, que precisa socializar com outros, tendo uma necessidade até involuntária de agradar os outros e participar do contato com os demais da forma que for.
     Na verdade, esse tipo de “pesquisa” não teria a menor importância frente à tantas outras mais sérias, como sou curioso, fico refletindo e criando teorias sobre tudo! O que sei é que não acredito que haja um “remédio”, uma forma de se evitar isso de ficar com uma música “grudada na cabeça da gente”. Assim sendo, mesmo que isso nos dê raiva, o jeito é ir cantando para tentar relaxar e ver se passa esse “grude”, ou se pelo menos esquecemos um pouco as músicas que não gostamos e começamos a cantarolar as que preferimos! De qualquer forma, “quem canta seus males espanta”!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!