Páginas

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Reformas Ortográficas

     Outro dia estava escrevendo minhas postagens e o computador estava “corrigindo” algumas palavras que eu escrevia e que tinha certeza de que estavam corretas. Achei estranho, mas me lembrei de que há algum tempo ocorreram mudanças na forma de escrever algumas palavras, a tal da reforma ortográfica. Essa reforma ocorreu, além do Brasil, em outros países de língua portuguesa. Creio que a intenção principal tenha sido aproximar as formas de escrever as palavras entres estes países irmãos de idioma.
     Até concordo que haja uma necessidade de se “padronizar” a escrita e a língua portuguesa nos países que possuem este idioma, porém surgem alguns problemas. O primeiro é que cada país, por mais que o idioma seja o mesmo, possui suas características próprias, particularidades, gírias, dialetos, expressões que refletem no idioma falado. Basta verificar a diferença entre várias expressões do português de Portugal e o do Brasil, como “camisola” que significa uma roupa de dormir feminina no Brasil e a camisa de um jogador de futebol em Portugal. Assim, a forma/norma culta pode até ser bem semelhante, padronizada, mas em geral nunca será totalmente igual!
     Outro problema diz respeito a quem já aprendeu a escrever na forma/norma antiga, como ocorreu comigo. Modéstia à parte, até que sempre fui bom em português, não um gênio, mas sempre soube escrever corretamente e que aprendi utilizo até hoje. Essas palavras que eu escrevia e o computador corrigia, a meu ver estavam corretas, como a palavra “idéia” que eu escrevia desta forma acentuando-a, e hoje me parece que não possui mais acento (“ideia”). Se eu, que estudei relativamente a pouco tempo, já estou tendo algumas dificuldades imagina quem já estudou há mais tempo atrás ainda! Conheço pessoas que ainda escrevem “ele” com acento circunflexo no primeiro “e” (“êle”). Está errado, porém foi como essas pessoas aprenderam. E não é fácil modificar uma forma que se aprendeu e se usa há tanto tempo, ainda mais de uma hora para outra.
     Bom, queria apenas comentar sobre esse fato curioso que me aconteceu e me fez refletir! Serve também para vermos que qualquer mudança provoca consequências. Se por acaso eu escrever algo que não esteja de acordo com a forma/normal culta atual, já peço desculpas, mas tento passar conceitos, opiniões, que são mais importantes que a forma como escrevo, que é a que aprendi!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!