Páginas

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Direitos Humanos... e os Deveres?

     De vez em quando ouvimos falar na televisão que o pessoal dos “Direitos Humanos” procurou a polícia ou o Poder Judiciário para reclamar da forma como um preso, um acusado foi tratado. Concordo que todos mereçam ser tratados com dignidade e respeito, porém esse pessoal só defende os criminosos? Não vejo falar que eles estavam nas ruas retirando as crianças e os mendigos que são explorados, passam fome, sofrem inúmeras humilhações e violências!
     Como já disse, sou a favor de se tratar a todos, até mesmo os animais, com respeito e dignidade, sem deixar que sofram, sejam humilhados ou passem dificuldades com a falta da satisfação de suas necessidades mais simples. Porém, acredito que todos nós temos direitos e deveres e dessa forma temos acesso aos nossos direitos pelo fato de cumprirmos nossos deveres. A partir do momento que descumprimos um dever, como a lei, abrimos mão de um direito, por exemplo, a liberdade. Não acho correto agredir um preso, desrespeitar seus direitos, porém não acho correto também que se defendam tanto os direitos deles, que descumpriram seus deveres de cidadão enquanto outros são injustiçados por aí sem ter quem os defenda. Esses tais defensores dos direitos humanos defendem os criminosos, mas quem defende as vítimas? Não se pode prender de qualquer jeito e em qualquer lugar alguém que comete um crime, mas se pode deixar muitos sem ter o que comer, onde morar, passando frio, etc.! São direitos humanos ou direitos de criminosos? Porque só eles merecem a atenção desse pessoal?
     Não que eu ache que os criminosos não mereçam ser tratados com dignidade e respeito, mas acho que as pessoas “honestas” merecem mais atenção e defesa de seus direitos, pois eles não deixaram de cumprir seus deveres, portanto não fizeram nada para perder algum(ns) de seus direitos. Na verdade, todos têm seus direitos, porém alguns “defensores” só aparecem para proteger quem fez algo errado, enquanto os outros ficam desprezados. Já discuti algumas vezes sobre direitos de criminosos e já ouvi até argumento de que se deve pensar nas famílias e nos pais deles, mas eles pensaram antes de cometer os crimes? E nos pais e nas famílias das vítimas? Alguém pensou?
     Sou adepto dos direitos baseados nos deveres e dos deveres baseados nos direitos. A pessoa passa a ter um direito no momento que cumpre seu dever e o cumprimento de seus deveres dá a ela garantia de seu direito. Concordo que nem sempre isso acontece, mas é o que acredito ser correto!
     Os direitos humanos devem valer para todos, principalmente os que mais necessitam e não somente para alguns casos onde seus defensores chamam a atenção da mídia, mais para aparecer. Talvez até seja isso, vontade de aparecer, de chamar a atenção! Casos do dia-a-dia como pessoas morando nas ruas e passando fome não devem dar tanta audiência quanto de criminosos presos.
     A meu ver, devem defender os direitos dos presos com relação à superlotação, abuso de poder, demora da justiça para julgar os casos, etc. Agora ficar preocupado porque um preso quer ser transferido para outra unidade por interesse pessoal e ficar fazendo escândalo por isso, é absurdo!
     Sou a favor de defender os direitos de quem cumpre os seus deveres e de dar prioridade a eles. Também acho que se deve defender prioritariamente os direitos mais básicos, como alimentação, moradia, saúde... e não privilégios! Espero que algum dia todos cumpram seus deveres e tenham acesso aos seus direitos, não precisando que ninguém os defenda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!