Páginas

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Busca por Status

     Vivemos em uma era de consumismo, onde é mais importante “ter” do que “ser”, onde produtos duram menos para que os consumidores comprem novos. Também é uma época onde tudo evolui e apresenta novidades numa velocidade impressionante, especialmente produtos de tecnologia.
     Analisando também o comportamento das pessoas atualmente, está “na moda” a tal ostentação, o “status”, a aparência. As pessoas querem mostrar superioridade através dos bens que possuem. Já até fiz postagens sobre imagem e ser o que não é em outras oportunidades, mas essa “nova abordagem” do tema me surgiu recentemente.
     Tem gente que não sabe nem utilizar as funções básicas de um celular, por exemplo, e tem o smartphone de última geração. Outros dirigem mal ou nem tem onde utilizar todo o potencial do carro e tem aqueles carrões. Tudo isso mostra o quanto a pessoa quer se exibir com o que tem. O quanto querem mostrar ao mundo que podem ter aquilo. Muitas das vezes nem tem tanta utilidade, mas o status que esses bens produzem é valioso. A vaidade supera a razão e a utilidade.
     A meu ver todas as formas de se exibir, de se mostrar através do que se tem e não do que se é, é uma forma de medo de ser aquilo que realmente se é! Medo de que as pessoas não admirem a pessoa real, a essência. Também pode ser carência e ter sentido falta de algo melhor em outras épocas da vida, o que faz com que “ter” as coisas compense as frustrações do passado. Algumas vezes também podem utilizar suas posses para esconder algo, disfarçar, tirar a atenção de algum problema. As razões psicológicas e emocionais são inúmeras!
     Logicamente que todos queremos ter mais conforto, coisas melhores, isso é natural desde que não se torne uma obsessão! Tento me controlar, já que somos bombardeados a todo instante nas mídias com o desejo subliminar de consumir cada vez mais! Temos que viver dentro das condições que possuímos, sem invejar e desejar aquilo que não podemos e muitas vezes nem precisamos! Dessa forma, prefiro ter um carro mais simples que possa me atender do que ter um carrão lindo, importado, de último tipo que não consigo utilizar e/ou manter! Prefiro que meu celular me atenda a servir para exibição!
     Aconselho a todos, inclusive a mim mesmo, a refletir sobre o que temos e o que desejamos e se precisamos de tudo isso mesmo ou é apenas capricho, vaidade, busca por status! Antes de sair consumindo tudo e mais um pouco por aí, lembremos que tem gente passando necessidade e que nada dura para sempre, vai acabar, inclusive nós mesmos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!