Páginas

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Aceitar ou Não a Morte

       Hoje se celebra a memória dos mortos e sempre cabe uma reflexão sobre a morte e a vida, pois ambas estão ligadas. Alguns fatos me fizeram pensar muito na morte algum tempo atrás! Principalmente em ser fácil aceitar ou não que alguém querido se foi e que a gente mesmo vai um dia e nem se sabe quando tudo isso irá acontecer.
     Já ouvi que tem gente que tem mais maturidade na fé e compreende, aceita melhor a situação, uma perda. Não acho isso! Realmente cada pessoa reage de uma forma e isso depende muito mais da personalidade da pessoa e da situação da perda do que maturidade na fé! Já vi pessoas que participavam ativamente da Igreja desabarem durante uma perda e outras “tropeçarem” em suas crenças quando aconteceu consigo. Realmente quem tem uma vivência maior na religião, seja qual for, encontra mais forças para se recuperar, porém sente também!
     Por mais “forte” que a pessoa seja, naquele momento de dor, de perda, todo ser humano sente sua fraqueza e, mesmo sem querer, faz questionamentos sobre a vida e a morte. Isso é natural da humanidade! Principalmente no momento não é fácil, mas é preciso buscar forças onde possível para se recuperar e não deixar que aquilo afete o restante da vida da pessoa!
     Até alguns anos atrás, já havia perdido alguns familiares, o mais próximo meu avô materno, mas ainda não havia perdido algum amigo bem próximo. Hoje já perdi grandes amigos, o que me doeu muito e até hoje as cicatrizes ainda não fecharam por completo. Aliás, acredito que nunca se fecharão! Perdi outros familiares próximos ou mais distantes, outros conhecidos... Tudo isso me marcou, pois não é fácil pensar que nunca mais irá se ver uma pessoa ou conversar com ela! A morte é única e, de certa forma, definitiva, e não é fácil para ninguém aceitar e compreender, pois mais que se diga o contrário! Acredito que algumas pessoas consigam se recuperar mais facilmente dependendo da situação!
     Sob meu ponto de vista, o corpo pode morrer, mas alma e a memória de todos são imortais! Independente da religião e da crença, acredito que a alma seja imortal, pois acredito muito em Deus e Ele não deixaria nossa vida ser em vão! Acredito que haja algo depois desta vida, mas não sei o que e nem como! Não acredito em fantasmas e volta de quem já se foi para esta vida! Acredito na imortalidade, pois enquanto nos lembramos com carinho de quem se foi e cultivarmos boas lembranças e memórias, quem amamos vive para sempre em nossos corações e mentes! Tudo que aprendemos e vivemos com eles não é simplesmente apagado, mesmo que a pessoa não esteja mais aqui!
     No mais, prefiro ficar com a frase do Pe. Marcelo Rossi: “Saudade sim, tristeza não!”. A todos os “meus” que partiram, saudades! Vocês estrão sempre vivos em mim! A nós que ficamos, que Deus nos dê forças para suportarmos a ausência e a saudade!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!