Páginas

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

A Gente Pensa Demais!

     O ser humano é um animal, mas muitas pessoas não aceitam, não concordam ou não pensam assim. Logicamente que falo no sentido biológico, científico! Nesse sentido, nós temos instintos animais, de sobrevivência individual e da espécie. Também não podemos esquecer de nossa capacidade racional!
     As pessoas acham que pela capacidade de pensar são totalmente diferentes dos outros animais, mas não somos tão diferentes assim! A fome que sentimos, o frio, o calor, a dor, medo, atração e demais sentimentos mais “primitivos” são naturais e comuns em todos os animais, racionais ou não. Aliás, essa questão de racionalidade é bem complexa e filosófica! O fato de “pensar”, de ter o cérebro “desenvolvido”, a capacidade de raciocinar, cientificamente, torna o ser humano diferente dos demais animais. A meu ver, isso é pouco! Um animal só ataca e/ou mata para proteção ou para se alimentar. O ser humano é o único que mata por matar e por tantos outros motivos idiotas. Isso sem contar que muitos animais são bem inteligentes! Não são iguais ao ser humano na habilidade de falar, raciocinar, etc., mas são muito inteligentes a seu modo e compreendem o que falamos e ensinamos. Por exemplo, cães são bem inteligentes, aprendem ordens e algumas tarefas ligadas ao ser humano, compreendem seu próprio nome, papagaios conseguem reproduzir sons e até palavras. 
     Mas o que quero realmente nesta postagem é comentar que as pessoas tendem a ficar criando obstáculos e valorizando demais situações “normais”. Os animais nascem prontos, já o ser humano precisa aprender as regras da sociedade, precisa adequar seu pensamento, seu raciocínio ao que deve ou não fazer. O animal é livre dessa consciência para viver seus instintos e saciar suas necessidades. Logicamente que não podemos viver em uma sociedade sem regras e limites morais, de convivência, etc. O caos seria impossível de suportar e a humanidade não sobreviveria. O ser humano criou inúmeras coisas que melhoraram nossa vida, mas também criou coisas que “travam” nosso dia a dia! O homem criou julgamentos, culpas e condenações baseando a conduta em regras e limites para que o ser humano seja perfeito, mas isso é impossível! Olhar para outra mulher que não seja a sua, por exemplo, é considerado um absurdo moralmente, inaceitável. O que considero inaceitável é achar que alguém não tenha instintos. Trair a confiança e o compromisso firmados entre o casal sim é inaceitável, a meu ver. O que a pessoa faz a partir do momento que se sente atraído é que deve ser avaliado.
     E todo ser humano, por mais tradicional e “rigoroso moralmente” que seja, tem seus instintos animais. Alguns controlam melhor seus instintos, ou nem conseguem controlar. Outros fazem de conta que não os possuem e com a maior hipocrisia julgam e condenam os outros. A maldade está muito mais em quem vê ou ouve do que em em quem fala ou faz! Não estou justificando todos os erros humanos com os instintos animais, pois como já disse anteriormente, os animais não fazem nada a não ser por necessidade, com eles não tem ambição, violência e esses “sentimentos” e situações típicas humanas! O animal é inocente, segue seus instintos sem culpa e sem ter e ver maldade em suas ações e nas nos demais, ele é natural. O que acho errado é julgar e condenar as pessoas por algum deslize involuntário! Tem coisas que somente a natureza “racional” do homem explica, outras, os instintos animais justificam e algumas outras nada pode explicar, como a crueldade, por exemplo. Acho que os seres humanos, às vezes pensam demais e se acham acima do resto do mundo e isso é o que causa tantos problemas! Não sei se consegui me expressar bem nesta postagem, de apresentar claramente meu raciocínio, mas continuo com a opinião de que buscássemos ser mais parecidos com os animais em sua simplicidade e naturalidade, teríamos um mundo, uma sociedade e uma convivência bem melhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!