Páginas

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Autoridade, Respeito e Liderança se Conquistam, não se Impõem!

     Conversaram comigo outro dia sobre liderança, respeito, sobre ser seguido e fiquei refletindo sobre essa conversa. Já tinha essa ideia, esse conceito para respeito e autoridade, mas vi que também se aplica à liderança.
     Muitas pessoas têm a ideia de que autoridade, liderança, se obtém mediante a força, se impondo sobre os outros. Neste caso, a pessoa não tem o respeito e a admiração dos demais, mas sim o medo. Logicamente que as pessoas o “obedecerão”, porém não o respeitarão, o admirarão. Digamos que não será uma liderança, uma autoridade legítima, mas uma obrigação, obediência por medo. E como existem pessoas autoritárias e arrogantes por aí! Acham que são melhores que os demais e os tratam com autoritarismo, e não autoridade, e fazem as pessoas temê-los e “segui-los” pelo medo. Alguns se aproveitam de cargos e outras formas de “poder” para subjugar os outros.
     Sou partidário da ideia de que quem executa bem suas tarefas e tem um bom relacionamento com as pessoas, se torna líder e conquista o respeito dos outros e assume uma autoridade sobre os demais. Até foi um dos tópicos abordados na conversa que tive sobre liderança, o fato de se conquistar a liderança, o respeito, a autoridade através do bom trabalho e de ser um bom exemplo, de ser eficiente. A palavra chave neste caso, a meu ver, é conquistar! A pessoa educada, atenciosa e que buscar resolver as coisas e ajudar quando necessário, conquista a admiração e o respeito dos outros, tornando-se referência e recebendo autoridade voluntariamente pelos outros.
     Lembro-me de ouvir em uma palestra motivacional e sobre negócios de que existem empresas e pessoas do passado, que julgam que autoridade é consequência do poder, dos cargos, etc. Essas pessoas acham que mandam porque podem mandar e as pessoas acabam obedecendo por medo, por precisarem respeitar a hierarquia. Já empresas e pessoas “do futuro” são preocupadas não com cargos e poder, mas sim com motivação, de ser um exemplo, um modelo a ser seguido, são líderes e não simplesmente chefes. Quem demonstra e transmite confiança, confiabilidade e conhecimento, passa a ter autoridade e se torna um verdadeiro líder!
     E esse conceito de conquista de respeito, autoridade e liderança também se aplica às pequenas coisas do dia a dia e à família, aos amigos e até aos animais. Sou totalmente contra violência e agressão como forma de impor autoridade e respeito, principalmente por cair na questão do medo. E, além disso, acho que violência só gera mais violência e rebeldia! Acho que um pai que conversa e mostra sua autoridade ao filho através da seriedade, da responsabilidade, do exemplo e do cumprimento da palavra, consegue ter o respeito e a obediência dele e cria um bom cidadão para o mundo. Logicamente que o exemplo dado ao filho será utilizado por ele como modelo num futuro! Cito como exemplo meu relacionamento com meu cachorrinho Jack! Confesso que ele é meio hiperativo e agitado, mas me obedece e me atende bastante, porque procuro brincar, ser carinhoso, atencioso, mas sério e tento discipliná-lo de verdade quando necessário. Nunca precisei bater nele, no máximo um grito mais forte e ele já sabe o que espero dele! A repetição também ajuda! Dar bronca e logo depois “amolecer”, não resolve! É preciso “cumprir” a punição para que fique bem claro o que é certo e o que é errado, o que pode e o que não pode! É preciso honrar o que se promete em todos os casos e de toda forma, com coisas boas ou ruins! Sou adepto da política de recompensa e castigo e acho que funciona e mostra a seriedade e a autoridade da pessoa, desde que realmente cumprida! Ainda tenho muito que fazer e aprender, mas acredito ser este o caminho e pretendo ser assim como pai e educador para as crianças da minha família.
     Termino ressaltando que medo não é respeito! Autoridade, respeito e liderança são conquistadas com jeito, bom trabalho, firmeza, seriedade e humor nos momentos, situações e locais adequados. Líder é aquele que motiva, que é um exemplo a ser seguido, admirado, seguido e “obedecido” pelos outros por vontade própria, de forma natural e não simplesmente por cargos, poder, etc. A sociedade, as pessoas e os relacionamentos vêm evoluindo, e quem não observar isso, certamente vai perder a “autoridade” que tanto gosta e acha que possui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!