Páginas

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Perspectiva e Emocional

     Olhando a quarta-feira da semana, pode-se pensar que “ainda é quarta-feira” ou que “depois de amanhã já é sexta-feira”. Isso vai depender do ponto de vista, da perspectiva de quem analisa a questão. Até já fiz postagem sobre essa questão do ângulo que se enxerga alguma coisa, mas decidi falar novamente observando novos exemplos e depois que encontrei um novo enfoque para o tema.
     Sou uma pessoa ansiosa e até trato disso, mas às vezes estava deixando o desânimo dominar minha mente e me deixar abatido. Levantava-me para ir trabalhar e ficava pensando “ainda falta muito para as cinco (17 horas)!”. Não pelo serviço em si, mas pelo cansaço e o desânimo que eu andava com tudo. Queria ficar só deitado, dormindo, cheio de preguiça e desânimo. Um dia observei que esse meu comportamento derrotista, desanimado era fruto de como eu enxergava as coisas. Passei a dizer “hoje já é terça”, por exemplo, ao invés de dizer que “ainda é terça”. Esforço-me para deixar de lado hábitos que possam me deixar para baixo, como ficar contando quantos dias faltam para minhas próximas férias, por exemplo. A partir daí, percebi certo crescimento no meu ânimo e em minha autoestima. Passei a me sentir menos cansado e com menos preguiça. Passei a fazer mais coisas depois do trabalho, a preocupar mais com minha saúde e voltei a pensar em meus sonhos e objetivos com esperança e confiança.
     Com essa simples mudança de perspectiva, meu emocional melhorou bastante e estou me sentindo bem melhor. Sinto que estou mais feliz, tranquilo e produtivo. Passei até a observar mais exemplos de perspectiva, como quem vai sofrer uma cirurgia, fica pensando, preocupando, já o médico e a equipe que realizará a cirurgia encara apenas como mais um procedimento cotidiano. Os pais pegam um(a) filho(a) recém-nascido com muito cuidado e medo de acontecer algo de errado, já os médicos pegam, do jeito certo, com cuidado e responsabilidade, mas sem medo. Ou seja, muita coisa depende de como se vê a situação. Fatores importantes para se mudar uma perspectiva é conhecimento e experiência. Pensar positivo ajuda muito, pois o “universo” devolve o que a gente pensa!
     Aquela velha história da garrafa meio cheia ou meio vazia, dependendo de quem olha e como olha, é muito verdadeira e útil na vida das pessoas. Uma simples mudança na minha perspectiva, no modo como eu estava vendo as coisas na minha vida, para que eu me sentisse melhor e mais feliz! Aconselho a quem quiser uma vida melhor, a começar por si mesmo, mudando a forma como vê as coisas, como espera que as coisas aconteçam e agindo. Deixando de reclamar, tentando enxergar o melhor nas situações e agindo, sem parar para pensar nas dificuldades, a vida rende muito mais! Experimente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!