Páginas

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Analisando a Traição

     Um assunto polêmico, a meu ver, é a traição. Vemos muito isso em novelas e filmas e temos a tendência incorreta de acreditar que acontece somente em relacionamentos amorosos!
     Bom, a traição por acontecer em diversos setores, especialmente no amoroso e no profissional, Sócios que dão o golpe na empresa e nos demais sócios, funcionários públicos que desviam verbas, etc. Tudo isso são formas de traição! Isso sem contar traição de amizades. Às vezes acontece alguma traição amorosa do(a) parceiro(a) com alguma(a) amigo(a), familiar, sócio(a), colega de trabalho, etc. E acredito que isso seja bem mais doloroso, pois trai-se o relacionamento amoroso e a amizade!
     Sobre os relacionamentos e traições profissionais, acredito que seja a oportunidade de conseguir muito dinheiro e poder que acabe superando o respeito, a amizade e a confiança entre as pessoas. Interesses materiais vão muito acima dos limites. E isso é complicado, pois além da confiança quebrada, que jamais é restaurada, os prejuízos materiais são bem complicados!
     Já nos relacionamentos amorosos, onde é mais comum ouvirmos falar de traição, causa-se uma mágoa que dificilmente se cura! Quando nos relacionamentos com alguém, colocamos nas mãos dessa pessoa nossa felicidade e nossa confiança, além de compartilharmos nossa vida. E quando a pessoa nos trai, causa uma decepção enorme, pois não esperamos por isso! Mesmo as pessoas ciumentas, no fundo não esperam ser traídas.
     Acontece um fato curioso que as pessoas que traem são as que mais desconfiam de seus parceiros. Talvez por não acreditar que alguém possa ser fiel ou por medo de que aconteça com ela o que ela faz com as outras. Tem algumas pessoas que não conseguem ter um relacionamento monogâmico e precisam estar constantemente com vários(as) parceiros(as). Acredito que isso seja algum tipo de doença, algum problema psicológico ou emocional!
     Já ouvi várias pessoas falarem na diferença entre fidelidade e lealdade, mas não acredito que alguém possa ser infiel e leal a outra pessoa! Talvez considerem que as pessoas sejam leais quando assumem que não são ou não serão fiéis, não mentindo para a outra pessoa. Mas isso não me parece certo! Ninguém é obrigado a assumir um compromisso, mas quando se assume, a meu ver, deve cumpri-lo e respeitá-lo em todos os detalhes! Nenhum relacionamento tem somente coisas boas! Tem também seus deveres!
     Outro ponto que vejo sobre isso e que pode ser polêmico é que se considera traição. Não vejo que olhar para outra pessoa, acha-la bonita, sentir desejo, atração, até mesmo fantasiar ou imaginar alguma coisa com ela, seja traição. Desde que não ultrapasse de nenhuma forma os limites da imaginação e da atração, não veja nada demais, apenas consequências de nossos instintos. Mas se chegar a rolar alguma cantada ou algo mais, já considero traição!
     Em resumo, enxergo todos os relacionamentos como se fossem contratos, onde existem direitos, deveres e limites para todas as partes. Se desrespeitarmos o combinado, estamos traindo a outra parte. Como sugiro, sempre se coloque no lugar da outra pessoa e não faça com ela o que não gostaria que ela fizesse com você! Uma traição pode deixar marcas profundas na pessoa traída e até fazê-la perder a confiança nos outros! A dor pode ser muito maior do que se imagina! Por qualquer motivo, evite trair, abandone o relacionamento, mas tente não causar esse sofrimento nos outros!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!