Páginas

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Diálogo e Isso não é Seu!

     Já falei sobre a importância do diálogo em outras situações postadas aqui no blog. Hoje queria ressaltar a importância dele para solução de problemas simples do dia-a-dia e para evitar que o poder suba à cabeça das pessoas.
     Começarei com uma situação que ocorre em minha cidade e acho que ilustra e demonstra bem meu raciocínio. Minha cidade é rica em produtos minerais, então temos muitas minerações, calcinações e logicamente transportadores e caminhões e carretas. E muitas pessoas de minha cidade trabalham com isso. Tem muitos caminhoneiros em Pains/MG. E como a cidade é pequena, não há tanto espaço adequado para estacionar estes veículos de grande porte e alguns acabam ficando na porta da casa de seus motoristas e/ou proprietários. Logicamente que veículos deste tamanho nas ruas ocupam espaço e causam alguns transtornos. E por isso tem gente que reclama e acaba dividindo em quem é contra e quem é a favor de estacioná-los nas ruas. Algumas autoridades acabam determinando a proibição do estacionamento, o que atende e agrada a alguns e prejudica e contraria outros. Aí entra o a importância do diálogo! Se os interessados e as autoridades se reunissem de forma pacífica, tranquila e debatessem amigavelmente a situação, tenho certeza de que poderiam chegar a um meio termo, uma solução boa para todas. É importante observar que para isso, além do diálogo seria preciso que ambas as partes cedessem um pouco para chegarem a um acordo. Tudo que é imposto não dá certo, pois não atende a todos e passa uma ideia de arrogância e prepotência de quem decide e impõe!
     Outra situação que me chama a atenção é o caso daquelas pessoas que estão exercendo algum cargo em alguma instituição, entidade e fica achando que é o dono dela. Independente do cargo tem gente que fica querendo marcar o que e como todos devem trabalhar, quer impor suas regras (imposição de novo!) e ideias, quer decidir tudo... Essas pessoas passam dos limites e acham que são superiores e que somente elas estão corretas. Isso afeta o trabalho da entidade e acaba afastando os demais, pois ninguém suporta arrogância e autoritarismo! Normalmente essas instituições e entidades têm equipes que as gere, com presidentes, vices, tesoureiros, secretários, conselhos fiscais, etc. Neste caso cada um tem sua função e sua importância e é o conjunto de ideias, conhecimentos, experiências de todos que faz com que tudo dê certo e as coisas aconteçam. Conheço pessoas que ficam querendo decidir tudo e impondo regras e dificuldades, querendo ser o mandachuva e acaba prejudicando a entidade em que trabalha.
     Bom, quis apenas com estes exemplos mostrar que impor as coisas e ideias não é o melhor caminho para conseguir objetivos, especialmente os objetivos comuns para várias pessoas. O diálogo e a humildade são extremamente importantes e fundamentais para um trabalho de sucesso! Se você tem condições de ajudar a solucionar alguma coisa, tem algum cargo em entidades e instituições ou na sociedade, pense muito bem como agir para ajudar e não atrapalhar! Um bom líder não é medido pelo poder, mas sim pela humildade e capacidade de ouvir e inspirar as outras pessoas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!