Páginas

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Pokémon Go: Análises e Momento

     O jogo Pokémon Go foi lançado e rapidamente se tornou um dos maiores sucessos de todos os tempos em termos de jogo. Pessoas do mundo inteiro, de diversas classes, raças, idades e sexo aderiram rapidamente ao jogo que se tornou “uma febre”. Quando chegou ao Brasil, o sucesso foi imediato e impressionante! Com o jogo surgiram várias polêmicas e casos de problemas envolvendo o jogo como acidentes com jogadores distraídos e que se arriscavam para conseguir capturar os monstrinhos. Tinha gente que criticava, outros elogiavam... Realmente, a meu ver, é um jogo bem interessante e divertido, além de apresentar uma tecnologia muito legal, a realidade aumentada.
     Passados alguns meses depois do lançamento no Brasil, tenho visto que o interesse em alguns lugares e aquela “febre” inicial já está passando. Em lugares como minha cidade, que é pequena e no interior, muitos já desanimaram e alguns amigos até já desinstalaram o jogo. Alguns já chegaram a situações em que não conseguem mais avançar no jogo e isso os fez ficarem desanimados, decepcionados.
     Aí entra outra questão interessante e importante! Existem postos de “abastecimento” de itens úteis (virtuais) para o jogo, chamados Pokéstops e Ginásios onde se pode batalhar com outros treinadores. Em alguns lugares, como em minha cidade, não há nenhum Pokéstop e nenhum Ginásio, o que dificulta muito o pleno desenvolvimento do jogo. Isso sem contar que existem poucos Pokémon, tanto em quantidade quanto em variedade.
     A Niantic, empresa fabricante do jogo soltou vários comentários e comunicados informando que a utilização de recursos como localizadores e rastreadores de Pokémons (como o Pokevision, por exemplo) e aplicativos de GPS Fake (falso) eram incorretos e sua utilização poderia causar o banimento dos jogadores e suas contas de jogo. A alegação principal da empresa é de que queria proporcionar uma experiência justa e divertida com este jogo. Eu discordo! Além das questões que já mencionei sobre falta de recursos e de Pokémons em locais como minha cidade, existem os tais Pokémons exclusivos de cada região, de cada continente. Lógico que não temos condições, financeiras e de tempo, de ficar viajando pelo mundo para “caçar” Pokémons para completar nosso jogo! Existem também os tais Pokémons lendários que, segundo dizem, só podem ser conseguidos/encontrados em eventos do jogo, o que também não é nada fácil! Onde está a justiça, se alguns tem recursos e oportunidades a mais e melhores que os outros? Jogadores, como eu, por exemplo, querem completar sua lista de monstrinhos e fica muito difícil. Daí, precisamos apelas para recursos que a empresa e alguns outros jogadores acham incorretos e injustos. Justo, justo, não são, mas são as opções que temos para jogar! Queria ver essas pessoas que reclamam jogando onde e como a gente joga! E ainda é muito difícil entrar em contato diretamente com a empresa, para obter informações e enviar críticas e/ou comentários.     
     Bom, o que quero dizer é que se a Niantic não modificar um pouco a forma de pensar e gerir este jogo, atualizando com recursos que beneficiem e motivem TODOS os jogadores de TODOS os lugares, o jogo perderá sua força e o sucesso que tem! Muita gente gosta de novidade e só experimentou esse jogo por isso, por estar na moda! Se não tiver algo que os “segure”, a moda, a novidade e o entusiasmo passam e o sucesso do jogo acaba. Espero que com as próximas atualizações, a empresa consiga me reconquistar para o jogo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!