Páginas

sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Retrato Falado

     É engraçado como a gente cria imagens e personalidade paras as pessoas e se acha próximo delas, mesmo sem conhecer direito, sem ter tanto contato direto. Por exemplo, tenho alguns amigos que têm suas namoradas. Não tenho tanto contato e intimidade com elas, mas pelo que meus amigos me contam delas, especialmente as histórias e o dia-a-dia, sinto como se as conhecesse bem e tivesse mais proximidade. Chego até a fazer alguma brincadeira quando encontro ou pelas redes sociais, tanto que me sinto à vontade e próximo delas. Logicamente que tudo com muito respeito e dentro de um limite saudável de uma amizade.
     Acho que isso é meio instintivo do ser humano! Quando as pessoas relatam algo, principalmente detalhes da personalidade, reações, etc., de alguém, a gente cria uma imagem dessa pessoa na mente. A partir daí, parece que nossa imaginação faz a gente acreditar que conhecemos bem e somos próximos daquela pessoa. Não sei se é algum mecanismo de defesa para nos deixar mais trnaquilos e confiantes ou se é um instinto de nos possibilitar conhecer mais gente e nos aproximar mais dessas pessoas e dos nossos amigos. Talvez até seja mesmo uma forma, subconsciente, de nos deixar mais próximos e à vontade com quem já é nosso amigo e nos conta sobre pessoas próximas a eles!
     Um conceito que sempre tive em mente é de que o ser humano tem em sua essência a necessidade de conviver em sociedade, com as outras pessoas. Sendo assim, vejo que talvez possa ser um mecanismo que nossa mente, em seu subconsciente, cria para que possamos nos sentir mais próximos e à vontade, fazendo novas amizades e aumentando nosso círculo social, de convivência e relacionamento. Quando você acha que conhece bem alguém, ou sente tranquilidade e conforto, intimidade para se relacionar com alguém, certamente fica mais fácil fazer uma amizade real e trazer essa pessoa para seu círculo de convivência, de relacionamento. Isso ajuda a conquistar novas amizades!
     Porém é preciso ter muito cuidado com os limites e até onde a gente acha que conhece a pessoa! Aliás, é preciso tomar cuidado com os limites e saber que a gente não conhece aquela pessoa realmente, apenas pelo que nos contaram! Na questão de ter limites é que podemos ser muito invasivos, indiscretos e até indelicados, grosseiros em brincadeiras e invadindo a intimidade e o espaço da(s) outra(s) pessoa(s). E sobre ter a consciência de que não conhecemos a pessoa de verdade, totalmente e sim apenas sabemos algumas coisas é para evitar que nos decepcionemos com alguém, Às vezes esperamos demais de alguém por causa da imagem que criamos e a pessoa não é aquilo. Poder mais ou menos, melhor ou pior do que imaginamos, mas por não ser exatamente igual, nos causa um choque, que pode nos decepcionar e até nos afastar da pessoa por isso. Até já fiz uma postagem sobre essa questão de expectativa e decepção.
     Bom, queria mesmo era comentar sobre esse fato curioso que observei recentemente! Acho muito legal poder conhecer mais e mais pessoas legais e aumentar meu círculo de amizades e relacionamento. Preciso tomar cuidado para não ficar muito à vontade e abusar! Tendo a consciência de que já sabe algo da pessoa, o legal é tentar se aproximar das outras pessoas e fazer um novo amigo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!