Páginas

terça-feira, 26 de julho de 2011

Decadência da Ética

     Antigamente para ser um bom profissional, bastava ser competente, honesto e atender bem seu cliente. Hoje, além disso, é necessário ter uma boa rede de contatos e amizades. Mas o que mais me entristece é ver que além dessa rede de contatos e amizades, o que seria até normal e dentro de uma ética, é preciso ter alguém devendo favores que possam ser cobrados nos momentos certos, em benefício próprio. E o que é pior, é que neste caso, o prejudicado não tem nem argumentos para "se defender", já que contra "fulano me ajudou" ou "eu devo obrigação ao fulano", não há nada que se possa fazer! Competência e caráter não são mais as características mais importantes.
    E ainda tem um agravante nessa situação, não são todos os favores que são valorizados! Muitas vezes a gente faz tudo que pode, se esforça para agradar e atender da melhor forma possível, mas na hora de "valorizar" o que foi feito, aqueles que tem "mais poder", mais "status" são valorizados e os outros, mesmo que tenham se esforçado, trabalhado duro, são deixados de lado.
    O correto, ou melhor, o ético, não é correr atrás dos clientes dos outros, mas sim fazer o possível para atrair clientes. Não é preciso e nem correto/ético "roubar" os clientes dos outros, sem se utilizar de "artifícios" extra-profissionais para alcançar o sucesso, pelo menos em número de clientes.
    Com episódios que acontecem, como um dos que me motivaram a escrever esta postagem, acredito cada vez mais que a ética está deixando de existir, pouco a pouco e num processo contínuo e que, acredito, sem volta, infelizmente. Cada vez mais prevalescem os interesses pessoais ao respeito à ética e à forma "limpa" de se trabalhar e se relacionar.
     E o que é ainda pior é que a ética não está desaparecendo apenas no "cenário profissional", mas em todas as áreas, até mesmo nos relacionamentos pessoais. As pessoas, talvez até mesmo por inveja, criticam as obras, o trabalho e as conquistas dos outros, mesmo sem participar, sem ajudar.
     Isso é muito triste! O que os outros fazem e/ou conquistam é mérito do trabalho e do esforço deles e não nos torna melhor ou pior do que ninguém se temos ou fazemos mais ou menos. Para se opiniar, principalmente criticar, sobre o trabalho de alguém, a pessoa deve fazer pelo menos igual e/ou melhor, pelo menos participar, agir, fazer, e não só ficar falando!
     Bom, queria mesmo só desabafar sobre a decepção que estou com as pessoas, de uma forma geral, com relação à ética! Ainda tenho esperança de que as coisas possam mudar um dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!