Páginas

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

No Amor, Quase Tudo é Relativo

     Vejo em alguns perfis do Orkut, ou do Facebook, frases tipo "Fulano e Fulana, amor eterno!", ou então ao invés de só colocar o nome da pessoa, colocam "Fulano e Fulana", às vezes até com foto do casal. Além de dificultar pra gente reconhecer a pessoa, acho esse tipo de coisa muito exagero e, de certa forma, "falso".
     Não que eu não acredite em amor verdadeiro, forte, intenso, pelo contrário, mas como saber se é um amor que vai durar eternamente, ou se aquela pessoa é "a certa"? Acredito que no amor, muita coisa é relativa, ou seja, depende das circunstâncias, das situações, das pessoas, das oprotunidades, etc. Partindo de um raciocínio simples, são mais de sete bilhões de pessoas no planeta. É praticamente impossível conhecer a todas, ainda mais se considerarmos seus costumes, pensamentos, personalidades, condições e forma de vida, etc. Assim, como se pode dizer que uma pessoa é "o grande amor da vida" de alguém, ou mesmo a pessoa certa? E quem nunca deu uma olhadinha ou se sentiu um pouco atraído por outra pessoa bonita e/ou interessante em algum momento? Isso para mim, nem é traição, pois é natural do ser humano, afinal de contas somos animais e, às vezes, agimos por instinto.
     Além disso, tudo que é muito intenso se concome rápido e acaba! Esses "amores eternos" que "vejo" por aí, em especial na internet, são mais paixões, coisas de momento ou de pouca duração. As pessoas estão começando a se relacionar "sério" muito cedo, sem nem saber direito o que é sentimento, o que é amor, gostar de verdade e tão pouco das responsabilidades e consequências de um relacionamento. Acham "bonito" dizer que estão namorando firme! Muitos nem conhecem direito as "coisas da vida" e já querem "crescer" rápido, se envolver, assumir relacionamentos, compromissos, responsabilidades...
     Para se divertir, "curtir a vida", sem compromisso, sem nada mais sério, não é necessário conhecer tão bem a outra pessoa, nem a si mesmo, ou seja, não precisa tanta maturidade. Mas para se ter um relacionamento sério, a "longo prazo", é preciso muito mais do que se sentir bem perto do outro, é preciso conhecer muito bem a outra pessoa, pois irá dividir a vida, pelo menos uma parte dela, com essa pessoa. Muitas pessoas conhecem alguém em um dia e já se apaixonam perdidamente e já começam relacionamentos sérios, sem nem conhecer direito o outro e esperando que tudo seja apenas um "mar de rosas"! Daí quando surgem os problemas, brigam, ficam desiludidos, deprimidos, etc, culpando a outra pessoa ou criticando os relacionamentos. Pressa nunca é uma boa forma de se resolver alguma coisa, qualquer coisa, ainda mais neste caso que um relacionamento pode deixar consequências para as pessoas.
     E um último ponto que tenho observado em alguns relacionamentos é que algumas pessoas, quando estão envolvidas, se "anulam", passam a viver somente em função do outro e esquecem de ter vida própria. Passam a viver a vida do outro e não dividir sua vida com o outro. Assim, quando acontece qualquer problema, até mesmo o término do relacionamento, por qualquer motivo, a pessoa fica "sem chão", sem nada de sua vida própria, perdida. Daí para recomeçar tudo é muito complicado e ele sofre muito! É preciso se entregar a um relacionamento, quando se sente algo verdadeiro pela outra pessoa, mas nunca se pode abandonar sua própria vida, amigos, costumes, pensamentos, etc.
     Um relacionamento saudável é composto por duas pessoas, por duas vidas que se complementam e que não anulam a vida um do outro. Quem ama de verdade, tem e dá liberdade ao outro! Assim, vamos nos conhecer melhor, vamos conhecer os outros melhores e não nos comportamos como "fogo de palha" que queima muito, mas passa logo. Ser feliz é fácil, basta ir com calma!

2 comentários:

  1. Mayender... primeira vez que passo por aqui e preciso te parabenizar pelo modo como vc expõe suas ideias! Clareza, coerência e leitura envolvente!
    Parabéns mais uma vez! Estarei sempre aqui!
    Abraço!
    Cristiane Costa

    ResponderExcluir
  2. Disse tudo Mayender...fato!
    Abraço!
    Michelle Andrade

    ResponderExcluir

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!