Páginas

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Tamanho das Torcidas

     Com o início do Campeonato Mineiro 2012 no próximo domingo, dia 29/01/2012, me lembrei de um assunto polêmico, principalmente aqui em Minas Gerais, que é o tamanho das torcidas dos times de futebol, em especial Atlético e Cruzeiro. Sempre saem pesquisas dizendo que uma é maior em tal lugar, outra não sei aonde, etc. Acredito que estas pesquisas não sejam válidas, independente dos resultados.
     No meu modo de ver, o que mede realmente o tamanho de uma torcida de um clube de futebol é a presença nos estádios, especialmente em momentos de dificuldade e ao longo do tempo. Seria melhor até medir a fidelidade das torcidas e não seu tamanho!
     E é importante eu explicar o motivo de eu não confiar e nem concordar com essas pesquisas, e não é porque elas não "afirmaram" que a Massa do Galo é a maior! Esse tipo de pesquisa é realizada nas ruas, daí meu primeiro argumento, de que dependendo do local onde for realizada a pesquisa um ou outro time, dependedo da popularidade, vai apresentar uma torcida maior, o que não é necessariamente uma amostra real, pois o Brasil é um país enorme, com muitas variações de uma região para outra. O meu segundo argumento é de que a mídia, de uma forma geral, dá muito mais "espaço" para os time de Rio e São Paulo, em especial Corinthians e Flamengo, as duas maiores torcidas do país, fazendo com que estes clubes fiquem mais "populares", influenciando em uma pesquisa deste tipo. Agora meu terceiro e mais importante argumento é de que as pesquisas não são realizadas apenas com pessoas que realmente gostam e acompanham futebol, ou seja, não são realizadas apenas com torcedores reais e não apenas "simpatizantes".
     Neste caso, os times que tenham obtido resultados mais expressivos recentemente, sem dúvida serão mais lembrados por aquelas pessoas que não acompanham de verdade o futebol, que não torcem realmente por algum time, o que podem ser chamados de "simpatizantes". Por exemplo, nos últimos anos o São Paulo F.C. foi tri campeão brasileiro consecutivamente, em 2006, 2007 e 2008, pode-se observar as pesquisas de tamanho de torcidas de 2005 a 2008, 2009 e, certamente, a torcida que mais aumentou, nas pesquisas, foi a do São Paulo F.C. Porque se você pergunta a alguém para que time torce, pode-se obter duas respostas básicas: para o torcedor de vardade, que acompanha e gosta de futebol, apaixonado realmente por algum clube, certamente a resposta será objetiva e verdadeira; para alguém que só acompanha uma ou outra notícia ou informação de vez em quando, ou nem isso, a tendência é de responder o clube mais popular na mídia naquele momento, em especial o que tiver mais conquistas, ainda mais se forem atuais, pois as pessoas, quando não têm "sentimento" real por um time, não querem "ficar por baixo", querem torcer para o clube que ganha mais, mais popular. Cito como exemplo disso minha esposa, que se diz cruzeirense, mas que nem gosta de futebol e nem acompanha, ela é apenas simpatizante e se for perguntada em uma pesquisa, aumentaria o número, o tamanho da torcida cruzeirense, mas que na realidade não seria o correto, não seria "verdade".
     Assim, não concordo e nem acredito nestas pesquisas! Além do mais, o importante não é o tamanho da torcida, pois o futebol se decide dentro de campo independente do tamanho das torcidas nas arquibancadas, senão a China seria campeã de todas as Copas do Mundo! Sem contar que quem torce realmente por um time, não vai deixar de torcer, mudar de opinião por sua torcida ser maior ou menor que outra. eu, por exemplo, sempre serei atleticano, ainda mais que minha torcida pode não ser a maior, mas é a mais fanática e fiel do mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!