Páginas

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Observação e Conhecimentos "Inúteis"

     Tudo que vejo, presto bastante atenção e observo bem, gravando os detalhes e aprendendo com tudo, tudo mesmo, que vejo, presencio ou experimento. É como se eu tivesse um gravador que registra tudo que acontece ao meu redor. E esse meu "gravador" registra tudo, tudo mesmo! De coisas muito importantes até meras curiosidades e "bobagens" do dia-a-dia.
     Assim, acabo sabendo um pouco de muitas coisas, o chamado "conhecimento inútil", pois muito disso que eu sei não cai em concursos públicos e coisas do gênero. Mas eu acho legal conhecer, pelo menos um pouco, sobre vários temas, várias coisas. Logicamente que aundo é necessário, estudo e gravo bem mais coisas, ou seja, aprendo mais sobre determinado tema, como na época da escola e da faculdade. Mas acho importante ter esse conhecimento diversificado sobre várias coisas, pois eles podem ser úteis em algum momento ou me permitem entender melhor algo relacionado ao que sei.
     E o mais interessante é que não me esforço, neste caso, para gravar e aprender sobre essas várias coisas, é natural em mim observar com atenção as coisas e gravar as informações, deixando-as "arquivadas" num catinho para quando eu precisar. Acho que isso é uma espécie de defesa minha, me deixando preparado para várias situações, condições e momentos.
     E ainda tem um detalhe, que, às vezes, as pessoas possam achar que seja vontade minha de "aparecer", mas quase sempre tenho uma história para contar sobre o assunto que se está discutindo, sobre o que a(s) outra(s) pessoa(s) está(ão) falando. Como meu "gravador" grava e "arquiva as informações num "catinho" da minha mente, acho que fica um "sistema de pesquisa", relacionando cada assunto com algumas palavras, como essas tags de sites e blogs, daí quando alguém toca alguma "referência" de algum assunto, minha mente libera as informações e me lembro de um ou mais histórias sobre aquilo. Talvez seja uma outra parte do meu "sistema de defesa natural", me deixando quase sempre com assunto para não ter problemas nas minhas conversas com as pessoas. Acaba sendo um pouco chato, pois acabo falando muito e parecendo que quero "aparecer". Mas mesmo falando bastante, ainda continuo com uma excelente capacidade de observação e atenção.
     Assim, recomendo a todos que passem a exercitar a observação com verdadeira atenção, pois mesmo que essas informações possam parecer, num primeiro momento, inúteis, esse "conhecimento" pode ser muito útil em algum momento e atenção e observação podem ajudar muito em casos de necessidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!