Páginas

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Ser Homem é Mais Que Isso!

     As pessoas têm a mania de ficar falando que certas coisas são ou não de homem, ou de mulher, que homem é assim, mulher é daquele jeito... Mas não se pode generalizar! Cada pessoa é de um jeito e pode fazer coisas que alguns achem natural de seu sexo ou não, e nem por isso são mais ou menos homens e/ou mulheres, apenas diferentes. Até concordo que existam certas coisas, digamos mais "radicais", que chocam a sociedade, que fogem da "normalidade", mas muitas coisas tidas como de homem ou de mulher, não têm nada a ver com sexo, mas até mesmo com educação e forma de agir e de ser.
     Algumas pessoas, por exemplo, têm a idéia, o "protótipo" de homem como alguém meio desleixado com cuidados pessoais, às vezes até mesmo de higiene, que bebe cerveja, que arrota, cospe no chão, ou seja, que é meio "porco" e meio grosseiro e que deve utilizar mais a força do que a inteligência ou o jeito. Tem gente também que acha que homem de verdade não é delicado e/ou educado nunca, que é cafajeste, "galinha", etc. Outros ainda acham que algumas cores, tipo de roupa, de desenho de gosto musical ou de filmes, etc., são inadequados para homem. Essa "visão" de homem é bastante fora da realidade moderna. As pessoas vêm evoluindo e muitas dessas "características" já não são necessariamente dos homens ou, pelo menos, não são todos que as apresentam. Esse "conceito" de homem e de mulher já deveria ter mudado há muito tempo, juntamente com a mudança, a evolução das pessoas, tanto homens quanto mulheres. Muitas mulheres já apresentam esse comportamento que algumas pessoas ainda atribuem exclusivamente aos homens, como beber demais, ser infiel, grosseiras, etc. E também muitos homens já são mais civilizados, educados, sensíveis, características que muitos ainda atribuem às mulheres. Essas mudanças não fazem com que a pessoa seja mais ou menos homem ou mulher, de forma alguma!
     Eu, por exemplo, não gosto de cerveja, não cuspo no chão e não fico arrotando em público e isso não me faz menos homem, apenas educado e civilizado. Prefiro utilizar a inteligência do que a força, até mesmo porque não tenho tanta força física. Sou sensível quando necessário, para ouvir e tratar minha esposa, por exemplo. Sou educado e cordial para conversar com as pessoas, ou seja, sei tratar bem uma pessoa e sei conversar. Tenho apenas o comportamento diferente do "modelo padronizado" de homem que, infelizmente, muitas pessoas, até sem querer, ainda têm. Às vezes, homens que se comportam como eu, sofrem algumas piadinhas, algumas críticas, etc., mas que vejo como fruto da ignorância e do preconceito dos outros com relação à evolução natural e clara da humanidade.
     Bom, queria apenas que as pessoas parassem de ficar rotulando os outros apenas por se comportarem diferente do "padrão" que elas acham natural, normal. Aliás, as pessoas deveriam parar de rotular as pessoas, pois cada um é cada um, todos são e têm direito de serem diferentes uns dos outros. Portanto, quando achar que um homem não é homem simplesmente por se comportar diferente do que você acha normal, sendo educado, cordial, sensível, etc., pense muito bem antes de criticá-lo, pois ser homem não é ser grosseiro e mal-educado, ser homem é muito mais que isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!