Páginas

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Armas ou Recursos?

     De vez em quando surge a discussão sobre algumas coisas serem benéficas ou maléficas para as pessoas, para a sociedade, etc. Daí sempre tem aqueles que defendem, aqueles que criticam, e ambos acabam estando certo. Sobre esse tipo de discussão, e tomando como base a internet e seus recursos, gostaria de expressar minha opinião. Acredito que nada seja 100% de uma única forma, ou seja, que possua apenas benefícios ou defeitos, ainda mais objetos.
     Em minha opinião, o que provoca benefício ou prejuízo é a utilização do objeto e não o objeto em si. Por exemplo, como meu professor de violão e grande amigo Anildo comentou outro dia, um martelo, um objeto simples e bastante útil, nas mãos de um carpinteiro, de uma pessoa bem intencionada, com vontade de produzir coisas boas produz muitos resultados positivos, como móveis, reparos, dentre outras utilidades. Porém, o mesmo martelo nas mãos de uma pessoa, desequilibrada, por exemplo, com intenções de provocar mal a alguém, pode utilizar e tranformar uma simples e útil ferramente em uma arma até mesmo fatal. Ou seja, não é o martelo em si que é bom ou ruim, mas quem o utiliza, a forma como é utilizado.
     Citei esse exemplo para introduzir minha discussão principal sobre os prós e contras da internet. Há pouco tempo criticaram a internet pelo fato de alguns vândalos, bandidos terem utilizado as redes sociais para marcar brigas de supostas "torcidas organizadas", que causaram mortes em São Paulo. Mas aí entra novamente minha discussão, as redes sociais e as torcidas organizadas (em geral) foram as culpadas ou os bandidos e vândalos que as utilizaram para fazer o mal? É correto generalizar uma situação assim? Me lembro de outro exemplo até engraçado que ouvi certa vez, quando do surgimento do Orkut, que um marido deixou um recado público no Orkut para sua esposa, daqueles que todos podem ver dizendo que iria se atrasar depois do trabalho e que deixaria a chave escondida em uma planta na entrada da casa. Quando chegaram em casa, a mesma havia sido arrombada e roubada. A culpa foi do Orkut ou da falta de cuidado e atenção do envolvido? E isso se aplica às outras redes sociais, como o Facebook e o Twitter.
     Essas mesmas redes sociais e a própria internet que são criticadas por alguns, são as mesmas que proporcionam estudo, conhecimento, diversão e entreterimento, comunicação (contato entre pessoas distantes e conhecer pessoas novas), trabalhos (fonte de renda), informação, etc. Eu, por exemplo, fiz minha faculdade à distância pela PUC Minas, através da internet. Tenho aqui meu espaço para opinar e desabafar graças à internet.
     O que quero mostrar é que não se deve criticar algo por não conhecer bem ou por ter alguns que utilizam de maneira errada, para provocar algo de mal. Dependendo de quem está utilizando e como e para quê está utilizando, qualquer coisa pode ser um recurso importante e extremamente útil ou uma arma letal e perigosa. Por isso, não se deve ficar preocupando em acabar com a internet (na minha opinião seria impossível!) ou limitá-la, bloqueá-la, assim como a TV ou coisas do tipo, mas sim educar melhor as pessoas para que utilizem estes recursos de forma correta, para o "bem", assim todos aproveitam os seus benefícios e saem ganhando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!