Páginas

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Superstição

     Hoje é um dia interessante para comentar algo típico em muitas pessoas, em especial no povo brasileiro, a superstição. Hoje, como é sexta-feira 13, é um dia em que as pessoas comentam e manifestam muito seus costumes e superstições, como não passar debaixo de escada, dizer que esse dia dá azar, não deixar um gato preto cruzar o caminho, etc. Inclusive essa última eu acho um absurdo, pois eu tinha dois gatos pretos, infelizmente um sumiu e o o outro é "meu luxo" e ele só me dá sorte, carinho e alegria, portanto esse "preconceito" contra os gatos pretos é uma bobagem!
     Mas voltando a falar de superstição, tem gente que diz que não tem nenhuma, mas isso não é verdade! Todos tem alguma crendice que algo dá sorte, que fazer isso ou aquilo em tal dia é melhor ou pior, algumas até com fundo científico como cortar cabelo e plantar de acordo com as fases da lua, etc. Sinceramente, quem nunca fez o sinal da cruz se benzendo ao iniciar algo importante, ou se vestiu de branco no ano novo, começou o ano novo somente com o pé direito no chão, entrou em algum lugar com o pé direito na frente e coisinhas assim? Isso é muito típico do ser humano, apelar para as "forças ocultas", para o sobrenatural, para o místico. Ainda mais no caso do povo brasileiro, tão cheio de crenças, costumes, culturas e tanta diversidade.
     Acho que isso não influencia em nada diretamente, mas acaba auxiliando a pessoa na questão da confiança, da segurança em si mesmo. Talvez não aconteça nada de mísitico quando se realiza uma superstição, mas inconscientemente a pessoa se sente mais confiante e tranquila para realizar alguma coisa e isso realmente pode ajudar a dar certo. Pessoalmente não acredito em simpatias e "feitiços", por achar que ninguém nem nenhum objeto tenha poder, mas acredito que o que uma pessoa possa fazer para se sentir melhor, mais tranquila e confiante, desde que não faça mal e prejudique a ninguém de nenhuma forma, é válido e normal.
     Logicamente que gente que exagera, como por exemplo o cantor Roberto Carlos. Ele não usa certas cores, nem fica perto de alguém com essas cores, dentre tantas outras manias que ele mesmo já reconheceu com doença, uma espécie de TOC (transtorno obsessivo compulsivo). Neste caso, isso pode fazer mal à própria pessoa e aos outros e deve ser tratado, pois não é saudável!
     Bom, dentro de certos "limites", a superstição é algo natural e pode ajudar pode ajudar o ser humano a superar alguma dificuldade, mesmo que apenas psicologicamente. Eu mesmo tenho minhas "manias" e superstições que me ajudam num momento de nervosismo, de ansiedade. Mas é claro que não deixo que isso controle minha vida, minha rotina! Assim, mesmo sem explicações totais da ciência, muitas sem nenhum fundamento científico, a superstição faz parte da vida das pessoas, em especial do brasileiro e sempre será assim. Então, com todas as "mandingas", superstições, crendices, manias e etc., não vamoas acreditar em azar e na força do mal, pois assim estaremos atraindo essas coisas negativas para nós! Acreditemos no trabalho, no esforço, em Deus e em nós mesmos, que a sorte vem para quem a busca, ou seja, para quem está preparado. Assim, nesta sexta-feira 13, que o azar não seja o tema, mas sim a sorte! Boa sorte a todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!