Páginas

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Bullying

     De uns tempos para cá a gente tem ouvido falar muito nos meios/veículos de comunicação sobre bullying. Em resumo, o bullying é aquela perseguição psicológica, e às vezes até física, que algumas pessoas promovem contra as outras. Normalmente são apelidos, calúnias, provocações, agressões, etc.
     Acho esse tipo de atitude muito errada e prejudicial às pessoas! Isso só tem graça para quem faz, mas se a pessoa estivesse no lugar de quem sofre, certamente não acharia a menor graça. Aliás, deixo aqui um conselho que poderia melhorar muito as relações entre as pessoas: sempre, sempre mesmo, se coloque no lugar da outra pessoa envolvida na situação, seja para algo bom ou ruim e pense, reflita sobre o que você sentiria nesse caso, para depois tomar sua decisão, atitude! Quando algo acontece com a gente é muito diferente de quando acontece com os outros! Esse tipo de coisa pode provocar danos a curto, a médio e a longo prazo. A pessoa que sofre o bullying sofre durante o período em que está "recebendo" esse tratamento e isso deixa marcas ao longo da vida.
     Aproveito para citar meu exemplo e desabafar sobre uma coisa que "carrego" há bastante tempo! Durante meu período de escola, até o início da adolescência, eu sofri muito bullying por parte de alguns colegas. Naquela época, não havia discussão sobre isso e praticamente nem se sabia que existia esse tipo de coisa. Não havia tantas formas de “se defender”, nem se achava tão errado assim. Eu recebia apelidos, provocações, alguns ficavam “de mal” de mim, e para ser sincero, nunca soube o motivo exato de tudo isso. Eu sempre me preocupei em tirar boas notas, passar de ano, ser um bom aluno, talvez fosse por isso, ser o “CDF” da turma não torna ninguém muito popular. Porém, eu nunca me indispus com ninguém para justificar essa perseguição que eu recebia. Hoje, refletindo, acredito que possa ter tido inveja da parte de quem me perseguia, por minhas notas e meu desempenho escolar. Mas o que quero mesmo explicar com essa minha história é que acredito que esse bullying que recebi (mesmo que não sabia desse nome), tenha me provocado sequelas, pois até hoje sou bastante ansioso, inseguro em algumas situações e alguns outros probleminhas emocionais dependendo da situação e das circunstâncias. Talvez meu lado emocional fosse diferente se eu não tivesse sofrido o que sofri no meu período escolar.
     Bom, além de aproveitar para desabafar esse meu sentimento, falar sobre o que sofri, minha história, queria utilizar esta postagem para abrir os olhos das pessoas. De quem pratica bulliyng, de quem sofre, dos pais, responsáveis e autoridades envolvidos, de que prestem atenção, conversem seriamente com todos, para que todos compreendam que esse tipo de comportamento, de atitude, não tem a menor graça e é extremamente prejudicial para as pessoas. Além desses traumas que já citei, pode acontecer até coisas mais graves originadas do bulliyng. Pensem bem! Conversem! Reflitam! E fica esse meu conselho, que julgo muito importante: não faça com os outros o que não gostariam que fizessem com vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!