Páginas

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

O Maior Brasileiro de Todos os Tempos?

     Hoje à noite termina o programa "O Maior Brasileiro de Todos os Tempos", do SBT. O objetivo do programa era, através de votação popular (pesquisa), através da internet, "descobrir" quem foi o maior brasileiro de todos os tempos. Acredito eu que a escolha deveria ser realizada devido à importância da pessoa para o país e para a sociedade em geral, pelos feitos da pessoa, etc. Aí já começa o primeiro ponto negativo nesta pesquisa! Em toda votação popular se perde um pouco os critérios. Por exemplo, numa votação sobre times de futebol, a paixão de cada pessoa/torcedor, independente do time realmente ser o melhor, o favorito, ter o uniforme mais bonito, etc. Ou seja, acaba não sendo uma pesquisa realmente bem feita, com critérios relacionados ao tema, ao objetivo da pesquisa, da votação. Nesta votação do "maior brasileiro de todos os tempos", na lista dos 100 primeiros, entraram grandes personalidades que realmente mereceram como Santos Dumont, Carlos Chagas, Chico Xavier, Juscelino Kubitschek, Ayrton Senna, Pelé dentre tantos outros, mas acabaram surgindo alguns nomes, que ao meu ver, dentre tantos brasileiros que realmente fizeram coisas grandiosas pelo Brasil e pelo mundo, que foram brincadeira do povo. Nada contra essas pessoas, mas, sinceramente, Dedé, zagueiro do Vasco, Luan Santana e outros do gênero não fizeram nada pelo Brasil, ainda. O Dedé é um bom jogador, mas já venceu uma Copa do Mundo que seja? Ou algum título pela seleção? Apenas agrada a torcida do Vasco. O Luan Santana é um bom cantor, tem músicas boas, mas só isso já justifica estar na lista dos 100 maiores brasileiros de todos os tempos?
     O ponto que eu acho mais injusto é a forma como fizeram as eliminatórias com os doze finalistas, os doze mais bem votados na primeira etapa de votações. Não sei ao certo como foi o critério, mas diviram esses 12 finalistas em duplas, que disputavam a votação entre si, com o vencedor se classificando para a final. O injusto neste tipo de disputa é que dependendo do "confronto", um candidato pode sair melhor ou pior, dependendo do adversário. Por exemplo, minha opinião pessoal é de que o Ayrton Senna foi o maior brasileiro de todos os tempos pelas lições de patriotismo, de respeito ao esporte, de garra, de força, além de ter criado uma instituição para cuidar de crianças e ter representado tão bem o nome de nosso país, mas ele não chegou à final. Isso porque ele "disputou" uma semi-final com outro grande brasileiro, Chico Xavier, que, embora eu não acredite em espiritismo, trouxe mensagens de amor, de paz, de conforto e carinho à várias pessoas e famílias. E acho que todos os dois poderiam estar melhor colocados do que alguns outros que estão nessa final. Ou seja, acabou que alguns que mereceriam estar na final, acabam ficando de fora pela forma de disputa. Na minha opinião, são duas falhas desse programa e que apresentei aqui.
     Porém, foi um bom programa e uma excelente iniciativa, pois assim se resgatou grandes nomes e histórias importantes de nosso país e que mereciam alguma forma de reconhecimento e valorização da parte dos brasileiros, em especial das gerações mais novas que, às vezes, nem conheceu a pessoa ou sua história e seus atos e conquistas para o Brasil. Apesar dessas falhas, o SBT está de parabéns pela iniciativa e que vença o melhor que sobrou na final!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!