Páginas

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

A Mente é Mais Forte Que o Corpo

     Hoje em dia a depressão e outros problemas psicológicos e mentais estão "em alta", infelizmente. Isso prova o que penso, que a mente é mais forte que o corpo! Logicamente que não estou falando de força física!
     Eu mesmo já enfrentei, e ainda trato, de problemas de ansiedade, que me provocavam reações no estômago, como enjoo  etc. quando eu tinha algum compromisso ou algo mais sério e ficava mais ansioso. Esse tipo de "doença" é chamada de psicossomática, de origem psicológica que provoca reações orgânicas, como as que citei. Ou seja, a pessoa não tem nenhum problema físico, orgânico, mas tem os sintomas e "sente" as coisas, tudo fruto do psicológico, emocional, mental. Longe de mim querer explicar sobre doenças ou qualquer coisas relacionada à medicina, estou apenas citando meu exemplo e explicando o que senti e entendo de mim mesmo.
     Outro ponto que me faz concluir que a mente é mais forte que o corpo é que se você tem um problema orgânico, de saúde, digamos uma dor de cabeça, bastante comum, você tem um remédio específico para aquilo e que, normalmente soluciona o problema, ou seja uma cura simples. Para um problema psicológico, mental, quando há tratamento, cura, é um tratamento complexo, demorado e não um remédio direto, simples e objetivo para curar. é preciso analisar cada caso, cada situação, estudar a melhor forma de tratar, etc.
     Tem gente que acha que depressão, estresse e coisas do tipo são doenças de "rico", que pobre não tem tempo e nem condições de ter isso, mas está engando. Esse tipo de problema surge, muitas vezes justamente da falta de tempo e de problemas, que todos nós, principalmente hoje em dia, temos. E são problemas, doenças da mente, que todos temos. E o cérebro (a mente) comanda todo o corpo, todo o organismo, então se ele não estiver "saudável", certamente refletirá em outras partes. E isso surge involuntariamente, ou será que acham que a pessoa escolhe ficar doente, ainda mais um problema sério e difícil de tratar como os psicológicos e emocionais. E por falar e emoção, apesar da visão romântica de que as emoções vêm do coração, elas vêm mesmo é do cérebro, até refletem no coração, mas isso é outro assunto, mas nascem mesmo no cérebro. Ou seja, em resumo, o cérebro é a origem de quase tudo no ser humano, física, emocional e psicologicamente.
     Precisamos nos preocupar em relaxar, tirar um tempo para nós mesmos, para não sobrecarregar nossas mentes. Precisamos ter o mesmo cuidado que temos com nosso corpo  com nossa mente, a fim de fortalecê-la para não cair diante da depressão, do estresse e de tantas coisas ruins! Às pessoas que já sofrem com algum destes problemas, tenham força! Vocês vão conseguir superar isso! Acreditem! Fortaleçam-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!