Páginas

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Um Novo Papa!

     Nesta semana o mundo foi surpreendido pelo anúncio de que o Papa Bento XVI deixará seu ministério no próximo dia 28/02/2013, às 20 horas. Eu fiquei bastante surpreso, pois isso não é algo que acontece normalmente. Até outro dia, nunca tinha me imaginado ver a "troca" de um Papa, nem sabia como funcionava, muito menos duas "trocas", como verei, se Deus quiser!
     Acho o processo de escolha de um novo Papa muito interessante, simbólico, emblemático e bonito! As reuniões dos cardeais que ocorrem, com a iluminação do Espírito Santo, através do pedido que eles mesmos fazem, as votações, toda a discussão para o caminho da Igreja Católica, depois a revelação de que temos ou não um novo Papa... é tudo bem emocionante!
     Sobre o Papa Bento XVI que deixará o ministério, fazer uma "previsão" agora, depois que já aconteceu, tipo aquela história de "eu já sabia", é muito fácil e sou totalmente contra isso, porém eu sempre senti que o Papa Bento XVI nunca esteve "entusiasmado" em ser o líder da Igreja Católica. Não que ele não fosse capaz, mas sempre senti que ele havia aceitado esta missão pelo bem da Igreja, não tanto "pela vontade própria". Ele tem uma personalidade um pouco difícil, pelo que pude ver ao longo de seu papado e não tem o "jogo de cintura" necessário atualmente. Acredito que apesar de todo o preparo religioso e interno de Igreja que ele tem, ele não estava preparado para as mudanças do mundo e da própria Igreja que vem acontecendo rapidamente.
     É muita responsabilidade, pois ser o Papa não se trata apenas de comandar a Igreja Católica, mas também de ser um Chefe de Estado, além da fé e da religião, precisa estar envolvido com política, economia, dentre tantas outras coisas que o mundo moderno exige.
     Bom, acredito que a decisão anunciada esta semana foi o somatório de um ministério assumido pelo bem da Igreja, da pressão recebida, de tantos conflitos e polêmicas que Bento XVI acabou se envolvendo, do desgaste, da dificuldade em enfrentar as mudanças rápidas e mais "radicais" que o mundo vem passando e culminando com a debilidade física causada pela idade mais avançada e por questões de saúde.
     Bento XVI nunca foi um Papa carismático e popular como João Paulo II, por exemplo, mas eu, como membro da Igreja Católica, sempre o respeitei e desejei a melhor sorte possível. Agora que ele encerrará seu papado, desejo o mesmo, muito boa sorte, saúde, paz e bençãos de Deus em sua nova jornada! Ao novo Papa, que o Divino Espírito Santo ilumine aqueles que o irão escolher e que a Igreja Católica receba um novo dirigente que a conduza pelos melhores caminhos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!