Páginas

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Tipos de Violência

     Sempre que se fala em violência, em agressão, imagina-se logo em agressão física. Mas existem outras formas de agressão, de violência, que machucam tanto ou às vezes mais que a física.
     A primeira, que considero, é uma forma de agressão que não se faz nada, a indiferença. Tratar alguém com indiferença pode magoar e ferir muito mais do que brigar ou agredir fisicamente. Todo ser humano é feito para se relacionar com outras pessoas e não viver isolado. Ainda mais quando se trata de alguém que gostamos muito, ser tratado com desprezo, indiferença, como se não existíssemos para aquela pessoa nos machuca e dói muito. Muitos casos desses originam depressão, outros distúrbios emocionais e, às vezes, algo pior. Às vezes é preferível brigar, xingar, gritar, mas extravasar as emoções e deixar o(s) outro(s) também fazer isso, para que nada fique reprimido e nem haja indiferença entre os dois lados. Quando alguém briga, xinga, grita, pelo menos sabemos que significamos algo para aquela pessoa, tanto que nossa atitude a deixou irritada. Mas quando somos ignorados, é como se não fôssemos nada, sem nenhuma importância ou significância para o outro, o que dói muito mais.
     Outra forma, ao meu ver, de agressão é com palavras, e não só com palavrões e xingamentos, que podem ser frutos de um momento de descontrole, de raiva, mas sim aquelas palavras que realmente tem um significado profundo para quem fala e ainda mais para quem ouve. Às vezes não é a palavra em si, mas seu significado. Ao contrário do que muita gente acha, as palavras podem sim ferir, e muito. Você "jogar na cara" de alguém alguma coisa importante para você ou para a outra pessoa, um favor, por exemplo, uma crítica ou algo assim, pode causar uma ferida mais profunda do que se imagina. Nossos sentimentos são ainda mais sensíveis do que nossa carne e as feridas costumam demorar mais a cicatrizar. Dizer alguma coisa em um momento de raiva, de fúria pode não significar nada para quem diz, mas para quem ouve, o "alvo" daquelas palavras pode ser muito grave, mesmo que disfarce depois para manter um relacionamento bom entre as partes.
     Assim, é melhor que pensemos muito bem na forma como tratamos as pessoas, pois podemos estar ferindo-as profunda e gravemente, mesmo sem intenção! Não devemos magoar ninguém, da mesma forma que não queremos ser magoados por ninguém! Aqui cabe uma velha opinião minha: sempre se coloque no lugar dos outros! Transmita a paz e não a violência, mesmo que não sendo física!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!