Páginas

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Contabilidade: Não é tão Fácil Assim!

     Sou contador, como alguns já sabem e outros podem descobrir lendo meus perfis na internet.  É uma profissão interessante, que tem coisas de que gosto, mas a realidade é bem diferente do que aprendemos na teoria. Desde a faculdade nos ensinam que esta é uma profissão importante e bem valorizada atualmente, que o contabilista tem participação direta e fundamental na gestão das empresas. Isso até pode ser, mas em empresas maiores, em grandes centros, etc. Em cidades pequenas como a minha, por exemplo, o contabilista é praticamente um "mal necessário", sem quase nenhum reconhecimento e valorização. Não ganhamos tão bem quanto muitos acham e muitos de nossos clientes não nos acham importantes para suas empresas, seus negócios. Já cheguei a ouvir de alguns a pergunta "o que você faz para mim e para minha empresa?".
     Muita gente acha que o trabalho do contabilista é só guardar papel (documentos) e emitir aquelas guias de impostos e tributos que são entregues todo mês, outros ainda até acham que o contabilista tem alguma participação nesses valores (quem dera!). Mas é muito mais que isso! Passamos por situações difíceis e temos que ter muita responsabilidade! Hoje, por exemplo, preciso terminar um importante trabalho envolvendo levantamento de notas fiscais de 2008 a 2012 e que podem gerar impostos e multas a clientes pelo fato de algumas notas fiscais terem sido extraviadas. Estou trabalhando muito, com a cabeça cheia de preocupações e tarefas, sem tempo para nada desde o início do ano. E ainda preciso comprovar para meus clientes de que não sou o responsável por estas notas terem sido extraviadas, mesmo sem registro, o que não acontece de forma nenhuma em meu escritório, ainda mais porque não tenho nenhum interesse disso, muito pelo contrário. Mas aí surge uma contradição do que muitos pensam sobre a profissão de contabilista, a culpa é sempre do contabilista, o cliente/contribuinte sempre tenta transferir a responsabilidade e,  consequentemente o "castigo", a punição, para nós, contabilistas.
     Esta minha postagem não é uma reclamação, ou uma acusação a ninguém, pois, pelo meu caráter e forma de pensar, eu nunca poderia fazer isso pela internet, mas sim, cara a cara. Esta minha postagem é um desabafo de um profissional que se esforça para fazer seu trabalho bem feito, tentando atender sempre a tempo e da melhor maneira possível todos os seus clientes e que não recebe a devida valorização, o reconhecimento que acho merecido.    
     Termino deixando um conselho que serve para todas as pessoas, em várias situações e profissões, mas especialmente no caso da contabilidade, não julguem o trabalho dos outros sem conhecer! Não é porque alguém não vê e não compreende tudo que outra pessoa faz, que o que ela faz não seja importante ou não seja feito. Sem dúvidas, existem profissionais ruins na contabilidade, assim como em todas as profissões e setores, mas não se pode julgar todos por um ou outro. Deem uma chance aos profissionais que estão ao seu lado, deem uma oportunidade para que eles possam desempenhar seu trabalho, confiem neles, para que eles possam trabalhar com tranquilidade. E não é qualquer pessoa que pode fazer qualquer coisa! Cada um tem um dom e uma preparação para aquilo! Lembrem-se que todos, independente da profissão, temos dificuldades, pois nada na vida, ainda mais trabalho e em uma área cheia de leis, detalhes, informações, cálculos, etc., é tão fácil quanto se pensa!
Artigo Publicado no Site Artigonal.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!