Páginas

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Questão de Tempo!

     Hoje é a primeira sexta-feira de 2013, e o ano está apenas começando. Sempre no final de um ano e início do outro, as pessoas param e refletem sobre suas vidas, sobre projetos realizados e a realizar e também sobre tempo. Mesmo sem refletir muito sobre esse tema, quem nunca disse "o tempo está voando!" ou então "há quanto tempo...?" E o que é o tempo afinal? Eu até já fiz outra postagem sobre tempo, idade, mas nesse início de ano, refleti e quero compartilhar minhas conclusões sobre o tema.
     Estou longe de ser um filósofo ou um grande pensador, mas gosto de refletir sobre as coisas. O tempo é algo que corre independente da vontade das pessoas, sempre em linha reta, sem parar um segundo e sempre adiante, nunca voltando. Importante compreender isso e levar a vida da mesma forma, valorizando o passado e os conhecimentos e aprendizados que obtivemos, mas sempre em frente. 
     O tempo pode ser bom ou ruim, dependendo da situação, da pessoa... e de tantas outras coisas. Quando estamos sofrendo, com algum problema, já repararam que o tempo parece que não passa? E que quando estamos nos divertindo, estamos bem, felizes, parece que voa? Na verdade, o tempo é sempre o mesmo, independente do que façamos e de como estamos, o que muda é nosso percepção. Para quem tem algum problema ou está aguardando algo, o tempo se torna mal, nos deixando ansiosos, aflitos, com medo do que possa vir. Às vezes precisamos de tempo para curar feridas, para esquecer algo que nos "machucou", para nos recuperar, física ou psicologicamente de alguma coisa. Neste caso, o tempo se torna um aliado, quase um médico, um remédio, pois sofremos, mas depois de um tempo, as feridas vão cicatrizando, as mágoas vão sumindo, as dores, saudades e tristezas vão perdendo força, como se estivéssemos em um tratamento de saúde (e às vezes até estamos mesmo, já que existem remédios e/ou tratamentos que demoram um pouco para fazer realmente efeito) e conseguimos nos recuperar, continuando nossa caminhada. O tempo não resolve os problemas, não apaga o que de bom ou de ruim nos tenha acontecido, mas ajuda a nos tranquilizar e encontrarmos formas de solucionar as situações ou pelo menos nos ensinando formas de conviver com as dificuldades.
     Repararam como a palavra "tempo" repete diversas vezes ao longo desta minha postagem? Além de ser o tema principal dela, é porque a palavra "tempo" e seu significado pode varia muito. Por exemplo, sobre o clima, meteorologia, usamos (principalmente nós, mineiros) usamos o tempo, para nos referirmos aos minutos, horas, dias, etc., também. Vivemos reclamando de que não temos tempo, embora ninguém possa ter o tempo, já que ele não é um objeto. "O tempo apaga..." mas não é borracha! "O tempo voa...", mas não é pássaro, nem avião. Assim, é difícil achar um significado único para o tempo! Portanto, neste início de 2013, sugiro que pensemos nos que fizemos ou não fizemos, planejemos os próximos passos, mas não fiquemos presos no tempo! Continuemos a viver sem preocupar demais com esse tal de tempo, pois ele vai continuar passando de qualquer forma, sempre em frente, sem parar, independente do que acontecer! Você não vai mudar o tempo! Eu também não! Nunca! Deixemos o tempo correr, embora ele ande sempre na mesma velocidade, e vivamos a vida, pois nosso tempo de vida pode ser muito curto e devemos aproveitar ao máximo cada segundo dele que tivermos! Um feliz 2013 a todos e que saibamos aproveitar bem o tempo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!