Páginas

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Mentiras...

     Outro dia estava assistindo um filme ou uma novela e um dos personagens se meteu em uma grande confusão por causa de uma mentira que havia contado há um tempo, mesmo não sendo uma grande mentira. Daí, parei para refletir sobre o poder da mentira e suas consequências.
     Bom, mentira não é legal em nenhum caso, mas tem algumas que são, digamos, "inofensivas", ou que provocam menos estragos. Dentre essas estão aquela em que o marido diz que gostou da roupa ou do cabelo da esposa, por exemplo. Eu mesmo já precisei "concordar" com minha esposa de que duas roupas dela eram totalmente diferentes, sendo que só a cor era diferente (assim que ela ler isso ela vai rir!). Algumas outras "mentirinhas" podem ser chamadas de "piedosas", quando tentamos não magoar ou não deixar que outra pessoa sofra, por causa de problemas de saúde, psicológicos, etc. Mesmo assim, a mentira não é a melhor escolha, pois apenas "disfarça" alguma coisa, sem a resolver.
     Mas a mentira provoca muito mais estragos e problemas do que soluções! Primeiro que uma mentira pode "resolver" a situação momentaneamente, mas não de forma real, efetiva e definitiva, ou seja, o problema pode voltar pior ainda mais pra frente, complicando ainda mais uma situação que poderia ter sido resolvida mais facilmente. Outro ponto, que julgo mais importante, é que quando se descobre uma mentira, se perde a confiança em quem "criou" essa mentira. E por mais que se perdoe, que se volte a ter um relacionamento bom com essa pessoa, a confiança nunca volta a ser a mesma! Não adianta! É como um cristal fino que uma vez quebrado, não se cola outra vez! E qualquer tipo de relacionamento com outra pessoa, sem confiança verdadeira não é um relacionamento pleno, pois sempre vai ter aquela "pulguinha atrás da orelha", ou seja, uma pessoa nunca vai se entregar realmente ao relacionamento. E por relacionamento digo amoroso/afetivo, simples amizade, profissional e qualquer outro tipo de relacionamento.
     E não adianta se apoiar na mentira achando que nunca será descoberta, pois como dizem "mentira tem perna curta" e uma hora ou outra aparece a verdade ou mais problemas originados na mentira. Isso sem contar que certas mentiras precisam de mais mentiras e mais e mais para se sustentar, evitando que a verdade seja descoberta e as consequências sejam ainda mais desastrosas. Ou seja, muitas mentiras "se alimentam" sozinhas e não têm fim. Imaginem um novelo de linha ou de lã bem enrolado, embolado, que quanto mais se mexe, pior fica, a mentira é assim.
     Em resumo, a mentira causa mais problemas, dificuldade de sair dessa situação, perda da confiança, entre outros problemas. Assim, penso que, mesmo para evitar a dor de alguém ou com algum outro motivo "nobre", a verdade é sempre a melhor alternativa! Para encerrar, deixo um pensamento que ouvi uma vez e que, me desculpem, não me recordo o autor e nem quem me disse, e nem exatamente as palavras, mas o conceito que é o mais importante, me lembro, "mais vale a dor de uma verdade sincera do que a ilusão de uma doce mentira"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!