Páginas

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Limite de Reeleição no Poder Legislativo

     Primeiramente quero deixar claro que não sou contra e nem a favor à reeleição em qualquer cargo público, apenas acho que ou deveria ser liberada, sem limites, ou seja, podendo se reeleger quantas vezes “quisesse”, como ocorre no Poder Legislativo ou então não pudesse nenhuma vez. Penso assim pelo fato de que, normalmente, os políticos fazem um bom primeiro mandato, pensando na reeleição e no segundo já não é a mesma coisa. Assim se todos pudessem tentar a reeleição indefinidamente, tentariam fazer um bom governo para se reeleger. E não seria certeza de que o político iria se reeleger, pois dependeria do voto popular, da eleição.
     Acredito que nos cargos do Poder Executivo (Presidente, Governador, Prefeito) seja mais fácil de a gente observar o que a administração fez ou está fazendo por ser, basicamente, apenas um. Já no Poder Legislativo (Senadores, Deputados Federais e Estaduais e Vereadores) fica um pouco mais complicado de acompanhar bem o que cada um fez ou está fazendo. Isso sem contar que a eleição para estes cargos é mais fácil do que os cargos do Executivo, pois os votos são mais divididos e há uma necessidade menor de votos para ser eleito. E ainda tem essa regra idiota de quantidade de votos que acaba elegendo até quem a gente não votou com ajuda de nosso voto. E o mais grave, muitos candidatos têm um “colégio eleitoral”, um “curral eleitoral” como os coronéis de antigamente que acabam elegendo-os. Dessa forma acabam surgindo os chamados “políticos de carreira”, que mais vivem disso do que servem ao povo.
     A partir desse raciocínio e do fato de que muitos estão lá há muito, muito, muito, muito... muito tempo e não produziram tanto assim, acredito que deveria haver um limite para a reeleição deles, de modo que o Legislativo fosse renovado mais constantemente, tentando algo novo. Lógico que existem bons políticos que fariam falta neste caso, mas é preciso dar espaço para novas idéias e se eles realmente quisessem ajudar poderiam apoiar os novos eleitos.
      Isso sem contar que sou adepto do conceito de que leis e normas devem ser iguais e valer para todos, portanto se o Executivo tem limite, o Legislativo também, ou então nenhum dos dois ter limite, o que acho que poderia ser mais prejudicial. Sei que depende do voto popular como eu mesmo disse antes, mas não se pode confiar apenas neste “filtro”, uma vez que votos podem ser comprados, existem votos sob pressão e já está provado que o povo, de uma forma geral, não sabe votar tão bem assim!
     Em resumo, acho que seria necessária uma mudança, uma renovação, uma evolução das leis e normas políticas para que esse sistema atual, que já provou não ser tão eficiente quanto se pensava, possa produzir mais para o Brasil!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!